Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Ser egoísta não é necessariamente uma coisa ruim. Na verdade, ser egoísta é, às vezes, a coisa mais generosa e saudável que podemos fazer, especialmente se associarmos esse egoísmo à exigência de sermos tratados como merecemos, à capacidade de estabelecer limites e não nos deixarmos manipular.
A psicóloga Iria Reguera nos explica que nem todo egoísmo é ruim e que “ter ocasionalmente um certo egoísmo e nos colocarmos em primeiro lugar não significa necessariamente que nos tornemos insensíveis às necessidades dos outros”. Isso é o que poderíamos chamar de “egoísmo saudável”.
O problema é quando esse egoísmo vai além do normal, não levando em conta o que os outros sentem ou o dano que isso pode lhes causar e quando não há responsabilidade afetiva. Quando esse egoísmo considera que os direitos deles estão acima dos seus, algo que não se limita a um relacionamento pessoal, mas também se manifesta no ambiente de trabalho, em uma equipe de trabalho, por exemplo.
Stefan Falk, especialista em psicologia do trabalho e comportamento humano, além de coach executivo, revelou as frases que usadas por um egoísta conta e como lidar com essas pessoas.
1. “Essa crítica é um insulto”
Aceitar críticas é algo que pessoas com autoconfiança praticam, mas se estivermos lidando com alguém egoísta, qualquer comentário que não seja um elogio será interpretado como um ataque pessoal. Uma pessoa com egoísmo incompreendido não aceita que as críticas podem ser construtivas e nos ajudam a crescer.
2. “Você está sendo desrespeitoso ao discordar de mim”
Não há perspectivas diferentes para alguém que é egoísta, somente a sua é válida, correta e verdadeira. A ciência explica que existe algo chamado “raciocínio motivado”, que descreve a tendência de chegar a conclusões ou tomar decisões com base em nossos preconceitos emocionais, em vez de eventos objetivos. Assim, pessoas muito egoístas acreditam que estão sempre certas e que discordar delas é uma afronta.
3. “Minhas ideias são valiosas e sempre merecem uma consideração séria”
De acordo com o especialista, as pessoas egoístas tendem a presumir que suas palavras sempre trazem um valor excepcional, independentemente de serem valiosas ou não. “Elas ignoram a verdade de que a maioria de nossas ideias, opiniões e sugestões é falha, independentemente do esforço que dedicamos a elas”, diz ele.
4. “Por que você está tentando me controlar?”
As pessoas egoístas, segundo o especialista, não gostam muito de receber instruções, por exemplo, de seus superiores no trabalho. “Elas não gostam de chefes que dão instruções ou estabelecem expectativas claras. Para elas, as instruções são apenas sugestões ou até mesmo uma tentativa de maltratá-las”.
5. “Seu sucesso vem às custas do meu”
A síndrome do impostor é pensar que nossas conquistas não nos pertencem e não são merecidas. Já uma pessoa egoísta acha que suas conquistas são merecidas, mas não as dos outros. Uma pessoa egoísta acredita que o sucesso dos que estão ao seu redor nunca é merecido e é resultado de uma injustiça ou que eles estão recebendo tratamento especial. Na verdade, uma pessoa egoísta não se alegra com as conquistas dos outros; pelo contrário, ela as vê como consequência de seu próprio trabalho e não do trabalho da pessoa que as alcançou.
Como lidar com pessoas muito egoístas?
Especialmente em ambientes de trabalho, pode ser um pouco complicado lidar com alguém assim, mas o primeiro conselho do especialista é evitá-las sempre que possível. Em segundo lugar, se tivermos de lidar com elas, devemos estabelecer nossos limites claramente e informá-las quando eles forem ultrapassados. Na verdade, o ideal é deixar claro que esse comportamento não é aceitável.
Podemos até explicar a elas que esse egoísmo pode ter um impacto negativo. O especialista sugere usar frases como “se você se concentrar apenas no que atende às suas necessidades, terá uma percepção que não lhe servirá a longo prazo”, ou algo mais direto como “se você ver tudo como uma ofensa pessoal, ficará constantemente frustrado, insatisfeito e sobrecarregado com pensamentos negativos sobre os outros. Isso não é exaustivo?”.
As pessoas egoístas podem ouvi-las, ou não, mas ficaremos muito mais tranquilos se, pelo menos do nosso lado, indiquemos as linhas que não queremos que elas cruzem.