Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Com o sol quente e as altas temperaturas tipicas do verão, a estação do ano é propícia para casos de queda de pressão, também chamado de hipotensão. Isso porque o calor excessivo provoca a vasodilatação das artérias, gerando a condição.
“A queda de pressão está associada a sintomas como tontura, sensação de desmaio ou desmaio, turvação visual, palidez na pele, suor frio e náuseas”, informa Amanda Gonzales, cardiologista do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. Segundo a especialista os casos são mais frequente em idosos, pessoas com diabetes e pacientes que fazem uso de medicamentos como diuréticos e vasodilatadores.
Como lidar com a queda de pressão no verão?
A cardiologista explica que alguns cuidados são essenciais para lidar com a queda da pressão arterial no verão, como:
- Se mantenha hidratado
- Se alimente corretamente
- Pratique exercícios físicos em horários com menos sol ou em locais climatizados
- Levante-se devagar e em fases (Se sente e aguarde alguns minutos, se levante e aguarde alguns minutos e então caminhe)
“Caso o sintoma de hipotensão apareça, é importante que a pessoa sente-se ou até mesmo se deite e eleve um pouco as pernas. Se não apresentar enjôo, deve-se oferecer água ou outro líquido, como medida de hidratação”, orienta Amanda.
Sal embaixo da língua ajuda na queda de pressão?
Com certeza você já ouviu que colocar sal embaixo da língua ajuda a regular a pressão arterial em um episódio de pressão baixa, certo? No entanto, a crendice popular não é eficaz. “Não existe indicação para colocar sal embaixo da língua, basta ingerir uma boa quantidade de água ou outros líquidos, de preferência gelado, deitar e esperar a pressão e os sintomas melhorarem”, esclarece a cardiologista.
Quando buscar ajuda médica?
A especialista orienta que o paciente busque ajuda médica caso os sintomas não melhorem mesmo após os cuidados citados acima ou com o desenvolvimento de dor no peito, palpitação e desmaio.
“Pessoas que fazem uso de medicamentos para hipertensão, quando chegam no verão podem apresentar quedas excessivas, então devem consultar seu médico para ajuste da medicação”, aconselha.