Letícia Carbinatti, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), atua em emagrecimento, saúde e bem-est...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Nos mais dias ensolarados é comum que boa parte dos brasileiros desejem ir à praia conquistar um belo bronzeado, e com a chegada do verão, isso se torna muito mais fácil. Para te ajudar com esse objetivo, o MinhaVida conversou com Letícia Carbinatti, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, que indica a alimentação como uma forma simples estimular a melanina.
“Alimentos ricos em nutrientes como betacaroteno, vitamina A e antioxidantes são grandes aliados para impulsionar o bronzeado de forma natural”.
Além da cenoura, que já é bastante conhecida por cumprir este papel, a especialista lista outros diversos ingredientes, incluindo frutas e verduras, capazes de auxiliar no bronzeado. Confira a seguir!
Leia também: Praia, piscina e calor: saiba como proteger o seu cabelo dos danos do verão
Alimentos que ajudam a estimular o bronzeado
Conforme Letícia, os principais alimentos capazes de auxiliar o bronzeado são:
- Abóbora: rica em betacaroteno, pigmento que auxilia na produção da melanina;
- Manga e mamão: fontes de vitamina A e antioxidantes, que ajudam na regeneração celular e na produção de melanina;
- Batata-doce: também é uma excelente fonte de betacaroteno
- Espinafre e couve: são ricos em luteína e vitamina A, que auxilia na produção de melanina e ajuda na produção da pele contra os raios ultravioleta, respectivamente;
- Tomate: contém licopeno, antioxidante que protege a pele e auxilia na uniformidade do bronzeado;
- Laranja e frutas cítricas: ricas em vitamina C, são benéficas para a pele e auxiliam na absorção de nutrientes que estimulam a melanina.
Leia também: Como cuidar da pele descascando após tomar sol?
Esses alimentos são 100% eficazes para qualquer pessoa?
Depende! Segundo Letícia, alguns fatores, como genética, hidratação, exposição ao sol e cuidados gerais podem, sim, influenciar na eficácia dos alimentos citados anteriormente.
“Porém, mesmo que os resultados variem, todos os tipos de pele se beneficiam da proteção antioxidante e dos nutrientes para saúde e regeneração da pele. Para um bronzeado saudável, é importante aliar esses alimentos ao uso de protetor solar e à exposição ao sol de forma moderada”, orienta a nutricionista, que também destaca os possíveis diferentes resultados para cada tipo de pele.
- Peles claras: “pessoas com pele mais clara tendem a apresentar um resultado mais visível ao consumir alimentos ricos em betacaroteno, mas geralmente têm uma produção limitada de melanina, o que pode dificultar um bronzeado profundo”;
- Peles intermediárias: “tendem a aproveitar melhor os efeitos desses alimentos, com um aumento mais notável no bronzeado, devido à maior capacidade de produção de melanina”;
- Peles escuras: “embora a melanina seja naturalmente mais abundante, alimentos ricos em betacaroteno e antioxidantes ajudam a proteger e uniformizar o tom da pele”.
Leia também: Alimentos que ajudam (ou atrapalham) a cicatrização da pele