Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
“Meu maior medo de semi-adulto: não saber fazer compras no açougue”. Diversas pessoas da Geração Z se identificam com essa frase. Nascidos num ambiente digitalizado, os novos adultos adotaram novas formas de adquirir produtos e serviços. Comprar online não é problema, mas o verdadeiro pesadelo é um estabelecimento tradicional.
Embora muitos jovens, entre 20 e 25 anos, comecem a se dedicar a tarefas como pagar impostos, bem como destinar dinheiro para gasolina ou serviços domésticos, ir às lojas físicas tornou-se uma tarefa árdua. Aparentemente eles não têm conhecimento para fazer isso.
No TikTok, uma jovem de 24 anos de Saragoça, na Espanha, compartilhou um vídeo onde expressou seu medo de comprar em um açougue. A publicação recebeu diversos comentários e depoimentos de pessoas que também ficam constrangidas ou simplesmente não sabem interagir em um mercado.
Seja qual for o lugar, eles simplesmente têm dificuldade em saber o que fazer ou o que pedir. Alguns usuários contaram como acabaram comprando produtos como um salmão inteiro ou um quarto de chouriço simplesmente porque viram outros fazendo isso.
Da mesma forma, uma jovem compartilhou a sua experiência em um mercado especializado, onde, ao pedir 50 gramas de queijo, recebeu apenas uma fatia: “Saí com a minha fatia de queijo em silêncio e vergonha”, confessou.
Este fenômeno mostra como os jovens enfrentam dificuldades na hora de fazer compras em estabelecimentos físicos, preferindo fazer compras de maneira virtual. De acordo com uma pesquisa encomendada pela empresa de comércio eletrônico Mosaico, 46% da geração Z preferem as compras online, enquanto os chamados baby boomers – pessoas nascidas entre 1946 e 1964 – dão preferencia a compras em lojas físicas.
A tendência reflete um problema maior: a comunicação interpessoal. Os jovens, acostumados a interagir por mensagens de texto e a evitar telefonemas, têm dificuldade até mesmo de fazer perguntas simples aos balconistas sobre a quantidade adequada de um produto.
No México, essas novas formas de consumo também foram observadas. Segundo um estudo, realizado pelo Tecnológico de Monterrey, cerca de 51% da Geração Z compra comida online e com isso gasta aproximadamente 890 reais por mês.
Saiba mais: A Geração Z acredita ter encontrado a solução para o seu problema de produtividade, segundo essa pesquisa