Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A inteligência emocional abrange muitas habilidades. Desde as mais conhecidas, como resiliência e empatia, até aquelas que costumam passar despercebidas, como a regulação emocional. Embora seja menos conhecida e menos abordada em artigos, é uma habilidade extremamente útil, pois nos permite, por exemplo, manter a calma em momentos de pressão.
Por isso, se você for bom em gerenciar suas emoções, segundo a psicologia, é provável que responderá “sim” a essas 5 perguntas.
Você lida com suas emoções?
Dentro das emoções, há aquelas que são agradáveis, como alegria ou felicidade, e aquelas que não são tão agradáveis, como medo, vergonha ou raiva. O primeiro passo para conseguir administrar as emoções corretamente é não fugir delas. A psicóloga Estefania Garcia Arcila garante que “cair na dinâmica de tentar evitar certas emoções é uma verdadeira armadilha psicológica” porque “fugir é apenas o mecanismo que aprendemos a usar para evitar a dor de nos sentirmos rejeitados ou inferiores”.
Alguém com inteligência emocional, que tem uma capacidade mais desenvolvida de regular suas emoções, entende que todas as emoções são uma parte natural da vida, mesmo as mais difíceis, como tristeza ou raiva. Você não as vê como algo a ser temido ou evitado, mas se permite senti-las sabendo que elas não o definem, que não durarão para sempre e que fazem parte da vida. Isso não significa que você se deixa dominar por elas, mas que é forte o suficiente para enfrentá-las com coragem, mesmo que elas machuquem.
Antes de reagir, você para e pensa?
Esse é, possivelmente, o indicador mais claro de que a administração emocional é a sua praia. Ter capacidade de se distanciar um pouco, entre o estímulo e a resposta, sem deixar que as emoções definam suas ações, é fundamental. Essa pausa permite que você avalie seus sentimentos e coloque as coisas em perspectiva, não deixando que as emoções prejudiquem seu julgamento e permitindo que você tome decisões racionais com base em fatos e não apenas em sentimentos.
Você consegue se acalmar sem ajuda nos momentos difíceis?
De acordo com uma pesquisa publicada na revista Comprehensive Psychoneuroendocrinology, se acalmar reduz os níveis de cortisol da mesma forma que um abraço de alguém que amamos. Em outras palavras, as pessoas que sabem como se acalmar controlam melhor o estresse e têm menos probabilidade de sofrer de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.
A capacidade de se acalmar quando está chateado ou ansioso é uma habilidade que nem todo mundo possui e é uma característica inconfundível de controle emocional.
Você expressa suas emoções de forma saudável?
Ser capaz de expressar o que sente de forma construtiva, especialmente quando está com raiva, é um sinal claro de uma boa administração emocional porque, em vez de reprimir suas emoções ou deixar que elas o controlem, você encontra um meio-termo. Se alguém o aborrece, em vez de atacar essa pessoa ou reprimir a emoção que está sentindo, você a expressa com calma e assertividade, sem culpar ou atacar a pessoa.
Você sente empatia pelas emoções dos outros?
A empatia é um aspecto fundamental do controle emocional porque ajuda a criar conexões mais profundas e também a gerenciar sua resposta emocional às situações ao seu redor. Em outras palavras, ao compreender as outras pessoas, podemos gerenciar melhor nossas próprias emoções e cuidar das emoções dos outros.
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