Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Você se lembra quem foi a pessoa mais legal que você já conheceu? Segundo a RAE, agradável ao se referir a uma pessoa significa que ela é delicada no tratamento. Mas coloquialmente podemos incluir outros fatores nesta equação, como alguém com quem gostamos de estar, com quem nos sentimos confortáveis, ou com quem não nos importamos de discutir porque sabemos que não nos vão magoar.
A verdadeira simpatia não é imposta, forçada, nem nos assusta quando a vemos. Existem pessoas que consideramos autênticas, que possuem um magnetismo único e que são capazes de atrair outras naturalmente.
A psicologia concorda que se você exibe sete comportamentos regularmente, você tem uma personalidade muito agradável e também demonstra que possui inteligência emocional. Mais do que a maioria. Confira quais a seguir!
1 - Empatia
A empatia vai além de nos colocarmos no lugar do outro. Trata-se também de ter a capacidade de compreender os sentimentos e emoções das outras pessoas sem ter que concordar com elas ou pensar o mesmo. Empatia é uma característica que veremos, em maior ou menor grau, em alguém que é legal.
2 - Interesse genuíno por outras pessoas
Embora o interesse seja algo que podemos trabalhar, por exemplo, com a escuta ativa ou o uso de perguntas abertas, pessoas legais estão genuinamente interessadas nos outros. Este interesse surge graças à inteligência emocional que nos faz compreender que mostrar interesse pelo que a outra pessoa diz, pela sua experiência ou pela sua perspectiva, é algo que a fará sentir-se valorizada, amada, ouvida e importante.
Não se trata de fingir interesse, mas de demonstrá-lo de forma autêntica, porque quando ouvimos diferentes perspectivas e experiências, aprendemos muito com os outros.
3 - Coerência
A consistência entre o que dizemos, o que pensamos e o que fazemos exala confiabilidade, uma característica que a maioria das pessoas valoriza. Se você estiver sempre aberto e falar honestamente, será visto como alguém íntegro, e se for fiel aos seus próprios princípios e valores, independentemente da situação, as pessoas ao seu redor irão respeitá-lo e admirá-lo.
4 - Linguagem corporal aberta
A linguagem corporal é uma forma de comunicação não verbal que afeta o que as outras pessoas percebem sobre nós. Mesmo quando estamos em silêncio, estamos dizendo alguma coisa. Quando nossa linguagem não verbal é positiva, como ter o corpo relaxado, ter uma postura aberta e receptiva, manter contato visual com a outra pessoa, somos percebidos como mais agradáveis e atraentes.
5 - Não estar sempre na defensiva
Um dos aspectos pelos quais podemos não ser uma pessoa agradável é que estamos sempre na defensiva. Ser uma pessoa assertiva, que conhece e defende seus direitos é algo desejável. No entanto, ser excessivamente assertivo pode projetar uma imagem negativa de nós mesmos, podemos dar a impressão de sermos agressivos, pouco tolerantes ou egocêntricos.
6 - Gentileza
Testemunhar atos de bondade pode ter efeitos muito positivos sobre nós porque nosso corpo libera dopamina. A gentileza melhora o humor tanto de quem dá quanto de quem recebe. A bondade é uma característica poderosa que não pode ser exagerada ou falsificada, porque não se trata apenas de grandes gestos de boa vontade, mas de pequenos atos que são feitos todos os dias e que aparentemente passam despercebidos.
7 - Autenticidade
Ser autêntico, ou seja, fiel a quem você é, é uma característica que atrai naturalmente. As pessoas valorizam as diferentes perspectivas e os detalhes que nos tornam únicos. Ser você mesmo nem sempre é fácil, mas sempre vale a pena. O seu eu autêntico é a sua maior atração e não apenas porque o torna mais agradável aos olhos dos outros, mas porque é quem você realmente é.
Leia também: Pessoas que foram criadas perto dos avós tendem a apresentar esses 8 comportamentos