Especialista em nutrição clínica e Terapeuta Nutricional comportamental.
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iDe acordo com um estudo publicado em 2021 na revista Circulation, pessoas que consomem cinco porções de frutas e vegetais por dia têm um risco 12% menor de morrer de doenças cardíacas em comparação com aquelas que consomem apenas duas porções diárias.
Monisha Bhanote, médica especializada em longevidade e autora de The Anatomy of Wellbeing, prepara suas saladas para serem fartas, ricas em nutrientes e repletas de frutas e vegetais.
“A maioria das pessoas está acostumada a comer alface americana com alguns tomates, talvez um pepino, e eu penso: 'Ah, deveria mostrar minha salada'”, diz Bhanote em entrevista à CNBC Make It. “Minha salada favorita reflete a filosofia #CellCare, sendo intencionalmente projetada para fornecer uma mistura vibrante de fitonutrientes, polifenóis e nutrientes essenciais que sustentam a vitalidade celular”, acrescenta.
Mas o que é #CellCare? Trata-se do cuidado com as células e de como elas afetam nossa saúde. Traduzindo literalmente, seria uma filosofia de vida promovida pela médica, que busca estimular o rejuvenescimento celular, promover a recuperação das células e músculos, e retardar o envelhecimento por meio de uma nutrição focada na regeneração e fortalecimento celular.
Como é a salada rica em nutrientes da Dra. Monisha Bhanote?
1. Folhas verdes escuras
Bhanote utiliza uma mistura de folhas verdes escuras picadas, incluindo:
- Couve
- Espinafre
- Acelga
Essas folhas oferecem uma “base rica em nutrientes, contendo vitaminas A, C e K, além de folato, que energiza e apoia a saúde celular”, explica Bhanote. A nutricionista Priscila Reis recomenda em entrevista anterior ao MinhaVida variar as folhas para trazer mais sabor e nutrientes: “Experimente com folhas como alface e agrião e uma proteína, como peito de peru ou tofu grelhado.”
2. Proteínas
A médica segue uma dieta estritamente baseada em vegetais, por isso garante a inclusão de pelo menos uma porção de proteína vegetal, como:
- Tofu assado
- Feijão-preto
- Grão-de-bico
A nutricionista Priscila Reis sugere outra combinação rica em fibras e proteínas: “Misture alface-romana com lentilhas, pepino e tomate-cereja. As fibras e proteínas ajudam a prolongar a saciedade.”
3. Uma variedade de vegetais coloridos
Ter uma diversidade de vegetais que reflitam as cores do arco-íris é uma ótima maneira de ampliar os nutrientes da salada, explica Bhanote no mesmo artigo. Entre os ingredientes que costuma escolher estão:
- Rabanetes
- Repolho-roxo
- Pepinos
- Cenouras raladas
Uma variedade de vegetais coloridos “fornece um espectro de antioxidantes e fitonutrientes essenciais para a reparação celular”, acrescenta.
4. Frutas e ervas frescas
Para dar sabor à salada, Bhanote inclui frutas frescas e ervas. Ela adiciona um toque adocicado com mirtilos ou romãs, ricos em antioxidantes e polifenóis, e ainda comenta: “Misturo hortelã fresca picada e coentro, que oferecem propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias”.
5. Gorduras saudáveis
Bhanote também garante que sua salada contenha gorduras saudáveis, como o abacate, que auxilia na absorção de nutrientes. Para finalizar, adiciona “um toque crocante, ômega-3 e minerais essenciais” com sementes como:
- Sementes de gergelim
- Sementes de cânhamo
- Sementes de girassol
Leia também: Esse é o vegetal que tem mais cálcio do que um copo de leite e mais vitamina C e antioxidantes do que uma laranja