Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O psiquiatra espanhol Enrique Rojas é muito conhecido por suas palestras, livros e divulgação nas mídias sociais sobre gerenciamento de emoções. No Instagram, ele frequentemente publica conselhos para seus seguidores. Em uma publicação, Enrique explica que a autoestima é fundamental para a sobrevivência psicológica, portanto, ter uma boa autoestima é essencial.
5 características de pessoas com autoestima
1. Se aceitam apesar das limitações, erros e expectativas não atendidas
Emilio Duró, um conhecido palestrante espanhol, diz que “não há nada pior do que um tolo motivado”. Ter motivação e expectativas é bom como um vento que nos leva aonde queremos ir, mas estar ciente de quem somos.
Tenha metas altas e esteja ciente de que haverá muitos erros ao longo do caminho. Tenha cuidado com as expectativas, pois elas estragam tudo. Quando aceitarmos tudo isso, nossa autoestima melhorará.
2. São satisfeitos consigo mesmos
Há 200 anos, podíamos nos comparar com as pessoas ao nosso redor, que, a menos que vivêssemos em uma cidade grande, eram poucas. Com o advento da televisão, as comparações já nos colocavam em desvantagem.
Hoje, com as redes sociais, como o Instagram, a autoestima enfrenta desafios ainda maiores, muitas vezes atingindo o fundo do poço diante de padrões irreais. Em vez de se prender a essas comparações, foque em si e trabalhe para ser a sua melhor versão, sem medir seu valor pelo que vê nos outros.
3. Possuem um olhar compreensivo, indulgente e tolerante com si
O amor-próprio é a base da boa autoestima. A maneira como olhamos para nós, falamos conosco e nos amamos determina como nos sentimos. Exigimos mais de nós mesmos do que dos outros, falamos conosco de forma pior do que com os outros e, muitas vezes, deixamos as migalhas para nós mesmos. Compreenda suas imperfeições e suas limitações e dê a si palavras positivas e de crescimento.
4. Se identificam com o que fazem
A autoestima está alinhada com o que fazemos no dia a dia. Um trabalho e um estilo de vida que estejam alinhados com nossos valores e metas aumentarão nossa autoestima porque nos sentiremos realizados e teremos um propósito que nos levará adiante.
5. Fazem algo positivo para os outros
Está mais do que provado que somos mais felizes e nos sentimos melhor quando fazemos algo para os outros. Dar uma camiseta de presente nos dá mais satisfação do que comprá-la para nós mesmos. Gestos de bondade e cortesia são um bom estímulo à autoestima em relação a si e aos outros.
Saiba mais: Para aumentar a autoestima das crianças, os pais devem dizer estas 7 frases no dia a dia