Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Segundo o filósofo e cientista Steven Pinker “a felicidade tem duas faces: uma experiencial ou emocional e outra avaliativa ou cognitiva” segundo seu livro In Defense of Enlightenment. Naturalmente, os seres humanos buscam a felicidade e a perseguem ao longo da vida. Podemos até pensar que é isso que mais desejamos.
O filósofo José Antonio Marina afirma que “falamos da indústria da felicidade, como se ela pudesse se tornar um produto que consumimos como bem entendemos” e a verdade é que embora a persigamos, não é o que realmente mais desejamos na vida.
Charlotte Fox Weber é psicoterapeuta e fundadora da The School of Life Psychotherapy, e é ela quem, depois de dez anos como terapeuta, nos disse o que mais queremos na vida com base em todas as consultas que passou ao longo de sua carreira profissional. Veja a seguir quais são as nove coisas que as pessoas mais desejam na vida.
Leia também: 10 ideias para ficar mais próximo da felicidade
1 - Seja compreendido
As pessoas solitárias processam o mundo de forma particular e isso faz com que se sintam incompreendidas e ainda mais sozinhas. Se sentir compreendido é algo que o ser humano almeja, mas a especialista alerta: “para sermos compreendidos pelos outros, devemos primeiro compreender a nós mesmos. Nunca pare de pensar no que significa ser você. É uma busca para toda a vida.”
2 - Amar e ser amado
Tendemos a pensar no amor como um ato romântico, mas amar é muito mais do que ter ou não um parceiro. Podemos nos sentir amados pelo nosso melhor amigo, pelo nosso pai e até pelo nosso animal de estimação. O amor pode estar em coisas tão pequenas como um carinho, um abraço ou um silêncio com alguém em quem confiamos.
Segundo Weber, “o amor pode ser abstrato e pode ser concreto”. Nos permitir demonstrar amor e recebê-lo em cada um dos nossos relacionamentos também é amar. Um eu te amo da sua irmã, um beijo do seu sobrinho ou um simples aconchego também são amores.
Leia também: Pessoas com mais autoestima e confiança têm estes 5 hábitos em comum, de acordo com a psicologia
3 - Tenha liberdade
Liberdade para você pode significar poder escolher o horário em que vai trabalhar para equilibrar seu trabalho e sua vida pessoal. Ou talvez seja a liberdade econômica que nos permite ir ao cinema de vez em quando.
Para cada pessoa a liberdade é diferente e é importante, segundo Weber, é importante nos perguntarmos que tipo de liberdade queremos e assumir que este conceito irá mudar ao longo dos anos.
4 - Ter poder
Podemos compreender que ao longo da vida buscamos poder, por exemplo, no trabalho. Mas o poder não consiste em controlar os outros, mas sim em procurar autenticidade e autoridade. Podemos nos sentir poderosos superando nossos medos e assumindo a responsabilidade por nossas escolhas, algo que já vimos pessoas confiantes fazerem.
5 - Dar e receber atenção de outras pessoas
O ser humano é um ser social, o que significa que, em maior ou menor grau, precisamos nos sentir incluídos por outras pessoas e ter ao nosso redor pessoas com quem podemos nos identificar.”
Se sentir incluído, querido e enquadrado é algo que buscamos, e nessa busca por atenção o que recebemos é tão importante quanto o que damos. Mas há algo que talvez esquecemos. Ouvir a nossa voz e abraçar a nossa história com as partes boas e ruins é dar atenção a nós mesmos, algo que aprendemos na terapia e que é tão importante quanto dar atenção aos outros.
6 - Criar
Harvard tem um truque para alcançar a felicidade que tem a ver com impulsionar o seu desenvolvimento intelectual, e fazê-lo através da curiosidade. Essa curiosidade nos permite ser mais criativos e é muito fácil incluí-la no nosso dia a dia apenas experimentando algo novo.
7 - Ter segurança com quem você é
Talvez seja o ponto mais complicado, principalmente se falamos de pessoas com baixa autoestima e autoconfiança. Mas ser autêntico e ter segurança com tudo o que somos, mesmo nos momentos difíceis, é algo que buscamos ao longo da vida e que quando o alcançamos nos traz uma felicidade única.
8 - Ganho
Vencer para você pode significar sentir que está fazendo bem o seu trabalho ou que conseguiu escalar uma montanha que achava impossível. Pense no que vencer realmente significa para você e ouça o que Weber diz: “Honre seus sucessos, não importa quão pequenos sejam”.
9 - Conectar
Formamos conexões criando confiança e abertura, portanto, nos mostrar vulneráveis com outra pessoa gera um vínculo maravilhoso e também nos ajuda a aprender a administrar as emoções mesmo nos dias ruins.
Leia também: 4 comportamentos que antecipam o fim do relacionamento de um casal, segundo a psicologia