Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Quando as crianças ajudam nas tarefas domésticas, elas não apenas desenvolvem sua autonomia, mas também sentem que contribuem para a unidade familiar e que têm valor pelo que podem oferecer. Elas também aprendem habilidades que lhes serão úteis por toda a vida.
Isso é o que afirma o Estudo de Harvard sobre Desenvolvimento Adulto, famosa pesquisa que vem sendo realizada desde 1938. Muitas das conclusões se concentram na infância e afirmam que as crianças que ajudam em casa aprendem habilidades cruciais para seu sucesso como adultos.
A ideia também é defendida pelo pediatra americano Jonathan Williams, que afirma que o melhor hábito para criar filhos felizes é envolvê-los nas tarefas domésticas desde cedo.
Tarefas domésticas: o hábito que traz autonomia e felicidade às crianças
“Quando as crianças se sentem envolvidas em responsabilidades compartilhadas, elas percebem que estão contribuindo para um ecossistema maior. Mas há muito mais. O estudo de Harvard demonstrou que ajudar nas tarefas domésticas tem um impacto sobre a autoestima e também desenvolve a empatia, o que as torna mais dispostas a ajudar os outros no futuro.
Segundo Williams, “elas começam naturalmente a ver as necessidades das pessoas ao seu redor”, o que faz com que “se tornem menos egocêntricas”, algo especialmente interessante entre os 2 e 3 anos, quando as crianças, como ele ressalta, “acreditam que são o centro do universo”.
O Dr. Williams explica que ajudar nas tarefas domésticas ajuda a desenvolver uma “melhor ética de trabalho” e uma “mentalidade colaborativa”, o que certamente é indispensável para o sucesso na vida adulta. Além disso, as crianças se sentem úteis e os laços e vínculos familiares são fortalecidos.
Se seguirmos as conclusões dos especialistas de Harvard no estudo, veremos que o sucesso profissional está diretamente relacionado à maneira como encaramos as tarefas domésticas na infância. Os especialistas enfatizaram que quanto mais cedo as crianças forem apresentadas a tarefas como arrumar a mesa ou lavar a louça, mais cedo elas desenvolverão uma mentalidade baseada na cultura do esforço individual para a melhoria comum, ou seja, o trabalho em equipe.
Essa concepção é algo que Caroline Mendel, PsyD, psicóloga clínica do Child Mind Institute também reafirma. “Elas ensinam habilidades que as beneficiarão em muitas áreas de suas vidas, como trabalhar em conjunto e fazer parte de uma equipe”, declara.
Como fazer com que seus filhos o ajudem nas tarefas domésticas?
O método educacional Montessori, criado em 1907, é o melhor exemplo de como é possível estimular a autonomia das crianças desde cedo. Podemos fazer isso de uma forma tão simples quanto as envolver nas tarefas mais simples, como guardar as compras, pôr e tirar a mesa, arrumar a cama ou colocar coisas na máquina de lavar louça. Dessa forma, ao envolver as crianças nas tarefas diárias, elas adquirem responsabilidade e independência.
Por exemplo, entre 2 e 3 anos de idade, podemos deixar que as crianças organizem seus brinquedos, comam sozinhas, joguem coisas no lixo ou reguem as plantas. Dos 4 aos 5 anos, elas podem se vestir sozinhas, pôr a mesa ou se lavar sozinhas. Dos 6 aos 7 anos, podem arrumar a cama, arrumar o quarto, preparar a mochila da escola ou iniciar tarefas de limpeza, como varrer ou tirar o pó.
É importante que, se lhes dermos autonomia, confiemos em como eles fazem isso e não façamos as tarefas por eles, mas valorizemos o esforço para motivá-los a continuar contribuindo. A paciência é fundamental. Lembre-se de que eles não são adultos e estão aprendendo. É normal que não façam tudo certo na primeira vez, mas não critique o trabalho deles: dos dê espaço para aprender.
As tarefas devem ser incorporadas aos poucos e é importante ensinar a fazê-las primeiro, principalmente nas primeiras vezes. Depois use o reforço positivo para que a criança adquira o hábito.