Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Rever o passado pode nos ajudar a aprender com ele, tanto com os erros que cometemos quanto com as coisas que outros fizeram bem ao longo da história. E é exatamente isso que faremos com os espartanos hoje. Você deve conhecer o filme '300', que conta a história da Batalha das Termópilas entre espartanos e persas.
Não é sobre essa adaptação cinematográfica de Zack Snyder, da história em quadrinhos de mesmo nome, de Frank Miller, que vamos falar hoje, mas sim sobre a força mental que os espartanos sempre demonstraram.
Como explica a National Geographic, o modo de vida peculiar de Esparta e sua forma de governo fizeram com que outros gregos a olhassem com admiração, mas também com as mais absolutas críticas. No nosso caso, não julgaremos, apenas adotaremos algumas regras de sua vida, um pouco modernizadas e atualizadas, que podem nos ajudar a sermos mentalmente mais fortes.
Leia também: Crianças que crescem sem fazer tarefas básicas sozinha tendem a apresentar essas 7 características quando adultas
1 - Mantenha o foco no presente
Os espartanos valorizavam o "aqui e agora" e aceitavam as dificuldades como parte da vida. Eles eram conhecidos por seu pragmatismo e seu foco vital na resolução de problemas imediatos.
Embora sua disciplina e treinamento fossem a solução prática, eles não estavam tão focados quanto os outros no futuro, mas sim em desenvolver habilidades e resistência para o presente. Poderíamos dizer que os espartanos valorizavam o 'aqui e agora', pois seu estilo de vida, valores e abordagem de ação estavam centrados no presente.
Partindo dessa premissa, podemos nos ater a algo mais simples: manter o foco no presente. Embora possamos aprender com o passado, ficar presos nele nos impede de viver plenamente.
2 - Procure desconforto
A superioridade dos espartanos no campo de batalha se baseava em duas coisas: engano e disciplina. O agoge espartano, um treinamento extremo durante a criação dos filhos, era pura disciplina e, embora hoje o treinamento espartano não seja um treinamento convencional, mas sim “uma filosofia de treinamento”, o que permanece é o desconforto.
Os espartanos acreditavam que o crescimento e a força vinham de sair da zona de conforto. Aceitar o desconforto pode significar assumir novas responsabilidades ou desafios que o levarão além de suas capacidades atuais.
Ou seja, é se expor ao que você não conhece para que isso te faça crescer, e isso funciona em qualquer área. Ao se expor regularmente a situações desconfortáveis, você desenvolverá maior confiança e força mental, e também estará trabalhando sua resiliência, que é cultivada ao enfrentar adversidades e aprender com elas.
3 - Cultive uma mentalidade de crescimento
Os espartanos viam desafios e adversidades como oportunidades para crescer e melhorar. É por isso que eles treinavam constantemente, para melhorar. Eles sabiam que os erros faziam parte do processo de aprendizagem, o que agora é conhecido na psicologia como mentalidade de crescimento.
Pessoas com mentalidade fixa acreditam que suas habilidades intelectuais são imutáveis e muitas vezes abordam o aprendizado evitando desafios porque acreditam que ter que trabalhar duro em algo ou cometer erros significa que não têm grande habilidade.
Por outro lado, aqueles com uma mentalidade de crescimento acreditam que as habilidades sempre podem ser desenvolvidas e são mais propensos a ver o esforço como algo que impulsiona o aprendizado e os contratempos como oportunidades para desenvolver novas habilidades.
4 - Desenvolva autodisciplina
Maximus Z. Russell afirma em seu livro 'Spartan Self-Discipline' que a autodisciplina é a chave para a liberdade. Ou seja, a autodisciplina não é uma restrição, mas uma ferramenta que nos permite assumir o controle de nossas vidas e atingir nossos objetivos, porque somos capazes de controlar nossos impulsos e tomar decisões conscientes.
No caso dos espartanos, a autodisciplina era essencial para seu sucesso na batalha. Cada membro tinha que ser capaz de se comprometer com seu exército. A psicologia afirma que a autodisciplina é uma habilidade que nos permite atingir nossos objetivos de longo prazo.
Ela nos ajuda a manter o foco e evitar distrações, o que aumenta nossa produtividade. Também está associada a maior bem-estar e felicidade, já que pessoas com maior autodisciplina têm mais chances de atingir seus objetivos, o que gera maior sensação de realização e satisfação.
5 - Faça exercício físico
O que dizem sobre uma mente sã em um corpo são é verdade. Foi demonstrado em diversas ocasiões que o exercício físico tem efeito na saúde mental e cerebral. Por exemplo, o exercício físico aeróbico protege contra o Alzheimer, tem efeitos antidepressivos e é essencial para melhorar o humor, retarda o envelhecimento, influencia a memória e melhora a capacidade cognitiva.
Praticar esportes não só nos manterá mais ativos e em forma, como também cuidará do nosso cérebro e da nossa saúde mental e nos ajudará a ser mais resilientes, uma habilidade intimamente ligada à força mental.