Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A frase “Não é o que você diz, é como diz” é verdadeira. Mas, embora a maneira como nos expressamos influencie muito a percepção que os outros têm de nós, o mesmo acontece com as frases que dizemos. E, em muitas ocasiões, sem perceber, elas têm um impacto em nosso bem-estar. Na psicologia, isso é chamado de conversa interna negativa.
A psicóloga Iria Reguera garante que “o problema é que, só porque não temos consciência disso, não significa que essas palavras não tenham um efeito sobre nós. A maneira como você fala consigo mesmo pode afetar diretamente sua felicidade, sua autoestima e sua opinião sobre si”.
A linguagem que usamos para nos expressar influencia nossa autopercepção. De fato, pesquisas demonstraram que ter um diálogo interno positivo afeta nossa autoconfiança, segurança e, portanto, nossos relacionamentos interpessoais.
Aquela voz interior que lhe diz que você não tem valor pode ser mudada. Os especialistas em comunicação Kathy e Ross Petras, coautores do best-seller do NY Times “You're Saying it Wrong”, e apresentadores do podcast da NPR de mesmo nome, dizem que é possível reformular os pensamentos e mudar o diálogo interno para um que permita melhorar.
Pessoas confiantes jamais diriam algumas frases. E a melhor parte é que os especialistas revelaram quais frases eles diriam, para que qualquer pessoa possa colocar em prática essa nova conversa interna positiva.
“Eu posso tentar” em vez de “Eu não consigo”
Se a primeira coisa que dissermos for que não podemos, estaremos assumindo a derrota sem nem mesmo tentar. Se você der uma chance a si em seu diálogo interno com “Eu posso tentar”, sua atitude em relação ao problema também muda.
“Não entendo isso agora” em vez de “Isso é muito complicado/nunca entenderei isso”
Assim como na frase anterior, dizer que algo é “muito” complicado é desistir antes mesmo de começar. Quando enfrentamos um desafio e nos dizem que ele é muito complicado ou que nunca o entenderemos, ele se torna imutável.
“Você está sutilmente dizendo a si que não pode mudar ou crescer”, dizem os especialistas. Em vez disso, pensar que é “agora” quando não entendemos algo ou não sabemos, nos dá a oportunidade de aprender.
“Eu posso fazer isso” em vez de “Eu tenho que fazer isso”
Poder e ter não significam o mesmo. O primeiro, de acordo com a Real Academia Espanhola, significa “ter a facilidade, a hora ou o local para fazer algo”, como se fosse uma oportunidade. O segundo, entretanto, refere-se a uma obrigação.
Essa frase nos torna mais felizes, de acordo com o especialista em felicidade Neil Pasricha, porque “mudar o ‘ter que’ para ‘poder’ é o primeiro passo para atingir nossos objetivos, pois muda a obrigação do ‘ter que’ para uma mentalidade de escolha”.
“Eu vou/não vou” em vez de “Eu devo/não devo”
Conforme explicam os especialistas em linguagem da CNBC, a palavra “deveria” é “controladora e nos pressiona”. Em vez disso, se a ignorarmos, voltamos a ter o controle de nossas decisões. Decidimos fazer isso ou não.
“Como eu fiz isso, agora eu sei (x)” em vez de “Eu nunca deveria ter feito isso”
É importante não confundir ver o lado positivo de um erro ou fracasso (é sempre um aprendizado) com positividade tóxica. Tudo o que escolhemos, decidimos e experimentamos nos levam ao agora.
“Essa tentativa não deu certo” em vez de “eu fracassei”
Se acharmos que fracassamos, podemos estar fechando a porta para oportunidades futuras. Os especialistas acrescentam que você também está “sendo injusto consigo mesmo” porque talvez aquela tentativa não tenha saído como você esperava.
“O que estou aprendendo com isso?” em vez de “Por que isso está acontecendo comigo?”
Quando nos perguntamos por que as coisas que nos acontecem estão acontecendo, geralmente não é porque estamos passando pelos melhores momentos.
Kathy e Ross Petras dizem que, em vez disso, “quando você se pergunta o que está aprendendo, transforma algo que o incomoda ou irrita em algo que pode levar a coisas melhores”. Transformamos a reclamação em algo que nos ajuda a superar um momento difícil.
“Vou lidar com isso de qualquer maneira” em vez de “Não é justo”
Não se trata de nunca dizer que algo é injusto, mas de evitar que essa frase se torne um mantra negativo que faz você se sentir derrotado. “Confrontar essa percepção de injustiça de frente e buscar soluções”, como explicam os especialistas, é muito mais produtivo.
“Posso mudar a maneira como encaro/vejo isso” em vez de “Isso nunca vai mudar”
Novamente, enviamos a nós mesmos uma mensagem com “nunca” (o mesmo acontece com “sempre”) que nos deixa em uma situação de passividade. Como se estivéssemos diante de um axioma que nunca muda na frente de nossos olhos. Ao mudar a frase, passamos de passivos para ativos e assumimos o controle da situação.