Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Todas as amizades são saudáveis? Assim como os relacionamentos com parceiros, chefes e colegas de trabalho, nas amizades também podemos enfrentar relações tóxicos. Às vezes é muito fácil identificá-los, mas outras vezes é complicado já que a manipulação é sutil e ocorre lentamente.
Marisa G. Franco é psicóloga, professora da Universidade de Maryland e teve seu trabalho foi publicado em mídias como The New York Times, The Telegraph e Vice. Especialista em amizades, ela publicou o livro “Platonic: Discover how the science of attachment will help you make friends (and take care of those you already have)”, que se tornou um best-seller do New York Times.
Nele, ela aborda a maneira como as amizades afetam nosso bem-estar emocional, mas também explica como a teoria do apego pode nos condicionar quando se trata de fazer amigos.
Segundo a especialista é possível reconhecer uma amizade tóxica com 7 frases. Se o seu amigo as usar, é melhor você fugir.
“Você não consegue aceitar uma piada?”
Se desculpar afirmando que disse algo em tom de brincadeira e que o problema é que a pessoa magoada não entendeu que se tratava de uma piada é uma demonstração de que há uma verdadeira falta de responsabilidade afetiva nesse relacionamento. Mesmo que não seja a intenção, é importante entender que nossas palavras podem magoar a outra pessoa. E se esse for o caso, o normal é assumir a responsabilidade e pedir desculpas pela ofensa, mesmo que não a entendamos.
“Você é sensível demais”
Independente de quem diga essa frase para você, ela esconde algo de que não gostamos: invalidação emocional. Quando alguém lhe diz que você é “muito” sensível, é como se estivesse insinuando que suas emoções são inválidas porque não são como as que eles consideram normais. E é normal falar sobre elas porque isso faz parte de seu gerenciamento. Se um amigo lhe disser que você é “muito” sensível, ele está demonstrando uma total falta de empatia por você.
“Sinto muito que você se sinta assim”
Seguindo a mesma linha da frase anterior, quando expressamos nosso desconforto e a pessoa que nos magoou diz que sente muito por nos sentirmos assim, ela está levantando as mãos para o alto. Parece que ela quer dizer: “Você se sente assim por sua causa, não devido ao que eu possa ter feito”. Quando pedimos desculpas, é importante assumir a responsabilidade pelo que dissemos, mesmo que não concordemos com a pessoa magoada.
“Sinto falta de como você costumava ser”
A mudança, como você sabe, não apenas é inevitável, mas totalmente necessária. Iria explica que “a mudança faz com que você aprenda coisas sobre si que não sabia antes, leva você ao limite e o força a ser o mais decidido que já foi”, e isso nunca pode ser algo negativo.
Uma amizade verdadeira o incentiva a crescer e a mudar, e se ela expressa desconforto com as mudanças positivas que você tem em sua vida, é sinal de que não é uma amizade tão valiosa quanto você pensava.
“Você tem sorte de me ter como amigo”
Se uma pessoa disser isso a você, uma coisa é certa: ela se acha superior a você. Relacionamentos saudáveis, seja como casal ou como amigo, são construídos – como explicou Marisa G. Franco à CNBC – com base na igualdade. “Ambos estão comprometidos e nenhum é visto como melhor do que o outro”.
Se nos disserem esse tipo de frase, estão demonstrando que veem o relacionamento de forma desequilibrada porque não valorizam você.
“Você me deve uma”
Se você ouvir de alguém que considera amigo que “você me deve uma”, essa pessoa pode não ser tão amiga quanto você pensa. Franco diz que, embora a reciprocidade na amizade seja importante, ela deve ser dada de forma genuína e generosa, não como uma transação.
“Eu me pergunto por que você recebeu essa promoção”
Há um conceito nos relacionamentos de amizade que o especialista chama de “capitalização”. É que uma amizade saudável amplifica sua alegria e se alegra com suas conquistas, não apenas o parabenizando por elas, mas o convidando a comemorá-las porque está genuinamente feliz por você. Ter um amigo que menospreza suas conquistas prejudica sua confiança e alegria.
Saiba mais: Ciúme entre amigos: saiba como lidar com o sentimento