Referência no país em nutrição funcional integrativa, atua na prevenção tratamento de patologias como doenças autoimunes...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê compra um queijo fresquinho, guarda direitinho num pote na geladeira e, poucos dias depois você se depara com ele ressecado, pegajoso ou, pior, com aquele cheiro azedo. Acredite, isso acontece porque a forma como você armazena pode estar encurtando a vida útil desse alimento.
Isso porque, não basta deixar o queijo na embalagem original ou jogar direto no pote — há um jeito muito melhor de conservar a textura, o sabor e a qualidade dele por muito mais tempo. Explicamos pra você qual é!
Esse é o jeito certo de armazenar seu queijo na geladeira
Se você costuma guardar o queijo fresco na geladeira do jeito que veio do mercado — na embalagem plástica ou jogado direto num potinho — talvez esteja reduzindo (sem saber) a durabilidade dele. Queijos como minas frescal, ricota, muçarela de búfala e até mesmo o canastra têm alto teor de umidade e, por isso, ressecam ou estragam com facilidade quando ficam expostos ao ar.
Mas a boa notícia é que existe um jeito simples e eficaz de conservar esses queijos por mais tempo: armazená-los em um pote com água filtrada e sal.
Esse truque caseiro, indicado pelo influenciador digital Rick Lion, conhecido como “O Rei das Dicas” no instagram, funciona porque a salmoura leve (feita com aproximadamente 1 colher de chá de sal para cada xícara de água filtrada) cria uma barreira protetora ao redor do queijo. Isso ajuda a evitar a proliferação de micro-organismos e mantém a textura macia por muito mais tempo.
Basta colocar o queijo em um pote limpo com tampa, cobrir com essa solução e deixar na geladeira. E atenção: troque a água a cada dois dias para garantir que ele continue fresquinho e saboroso. Com esse método, o queijo pode durar de sete a 10 dias na geladeira, sem perder a qualidade.
Além da conservação adequada, vale destacar que alguns queijos frescos e artesanais, como o canastra, também oferecem benefícios para a saúde. “Quando o queijo passa pelo processo de fermentação ou de cura, a lactose e a caseína são degradadas e desnaturadas. Então, o que fica é a gordura boa, que traz saciedade e auxilia no processo de emagrecimento”, explica a nutricionista funcional integrativa Luanna Caramalac Munaro, em um artigo anterior ao MinhaVida.
Ainda segundo a especialista, quando combinado com uma fonte de proteína, o queijo canastra ajuda a promover a saciedade, sendo uma excelente escolha para quem está em processo de emagrecimento. “Ele é muito indicado para estratégias de emagrecimento no estilo low carb”, ressalta.
Leia mais: Esse queijo vai te ajudar a ganhar massa muscular e fortalecer os ossos
O que o armazenamento incorreto pode causar ao queijo?
Quando armazenado de forma inapropriada, o queijo tende a ressecar, mudar de sabor e até desenvolver bolores antes da hora.
O problema é que muitos queijos, especialmente os frescos, possuem alto teor de umidade e são sensíveis ao contato com o ar. Quando ficam expostos, perdem água, endurecem por fora e podem adquirir um cheiro azedo. Já no caso de queijos mais úmidos ou mal vedados, o excesso de umidade e a falta de circulação de ar favorecem a proliferação de fungos e bactérias. O resultado é um queijo que poderia durar dias acaba indo para o lixo bem antes do esperado.
Além disso, o armazenamento inadequado também interfere no sabor e na textura. Sabe aquele queijo que antes era cremoso e saboroso, mas agora parece borracha? Provavelmente faltou um cuidado extra na hora de guardar.
Leia também: Poucas pessoas sabem, mas esquentar água ou leite no micro-ondas pode ser contraindicado