André Neri é um otorrinolaringologista do grupo Mantevida, formado pela Universidade Severino Sombra. Ele é um especiali...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Basta o tempo virar, que a gente começa a espirrar, não é mesmo? Apesar de parecer uma mera coincidência, isso costuma acontecer por um único motivo: baixa imunidade. A mudança nos termômetros tende a nos deixar doentes porque ela exige que o corpo trabalhe mais para manter a temperatura interna — o que sobrecarrega o sistema imunológico.
Assim sendo, se a sua imunidade não está tão bem quando deveria, com as oscilações de temperatura, você, muito provavelmente, ficará mais suscetível a doenças como gripes e resfriados.
Para te ajudar com isso, o MinhaVida conversou com o André Neri, otorrinolaringologista do grupo Mantevida, que explica as razões por trás da baixa imunidade.
“Ela pode acontecer por dois fatores: ou por uma exposição a uma bactéria um pouco mais forte, ou porque realmente o nosso corpo está deficitário em algum fator. Então, primeiramente, precisamos aumentar a energia. Como fazer isso? Dormindo bem, comendo bem e praticando o exercício físico. Isso já é algo que vai te trazer uma melhora na imunidade. Além disso, não podemos deixar de estar psicologicamente bem”.
Leia também: Gripe e resfriado: 6 práticas de autocuidado para prevenir as doenças
A melhor estratégia para aumentar a imunidade (mesmo já resfriado ou gripado)
É isso mesmo que você leu. Embora pareça ser tarde demais, ainda é possível dar uma impulsionada na imunidade quando você já está gripado ou está começando a ter sinais de que vai resfriar. Ainda que não resolva totalmente o problema, isso vai ajudar a minimizar os sintomas e acelerar a recuperação. Segundo Neri, você só precisa se lembrar da sua avó.
“A minha avó sempre dizia assim: ‘Meu filho não ande descalço nesse chão frio, você já está gripando, vai piorar. Não coma gelado agora, porque isso também vai piorar o processo inflamatório que já começou’. Isso é importante, nós não podemos desprezar. Se você já começou um estado de pródromos, um estado inicial da doença, você tem que evitar tudo isso, como as avós orientam”.
O especialista complementa ressaltando que, para além de minimizar os riscos de piora e preservar a imunidade seguindo os conselhos clássicos das avós, de modo geral, é possível diminuir as chances de contrair gripes e resfriados com vitaminas, lavagens nasais, boa alimentação, boas noites de sono e prática regular de atividades físicas.
Leia também: Para a sua imunidade ficar imbatível, você deve consumir esses alimentos todos os dias