Nutricionista do grupo Mantevida.
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O whey protein é um dos suplementos alimentares mais conhecidos, principalmente pelos adeptos a atividade física. O produto auxilia no ganho de massa muscular e na recuperação dos músculos, favorecendo o processo de hipertrofia muscular.
Nos últimos tempos, diversas receitas de whey caseiro têm ganhado destaque nas redes sociais. Feito com cacau, leite em pó, proteína de soja, a versão caseira promete ser uma alternativa mais econômica – e até saudável – em comparação aos suplementos proteicos industrializados.
Mas será que o whey caseiro realmente funciona e pode substituir a versão tradicional? Entenda!
Saiba mais: Tomar Whey com água, leite ou iogurte? Especialista indica a melhor forma de consumir esse suplemento
Whey caseiro funciona?
De acordo com Guilherme Lopes, nutricionista do grupo Mantevida, o whey caseiro pode ser uma opção interessante ao whey industrializado, desde que esteja associado a uma alimentação adequada.
“Ele costuma ter menos aditivos químicos, corantes, conservantes e adoçantes artificiais, o que favorece uma alimentação mais limpa. Quando bem formulado, com ingredientes variados e ricos em proteínas, pode sim auxiliar no ganho de massa muscular ou na perda de peso”, informa.
No entanto, alguns fatores fazem com que a fórmula caseira seja menos eficaz do que o produto industrializado. O principal é a quantidade de proteínas e aminoácidos, que costuma ser inferior na versão caseira em comparação ao whey tradicional.
Além disso, a proteína de soja é absorvida mais lentamente pelo organismo do que a proteína do soro do leite, presente nos suplementos convencionais.
Afinal, o whey caseiro pode substituir o whey tradicional?
A versão feita em casa pode ser uma alternativa, mas não substitui o whey tradicional por ter um efeito reduzido. O especialista ressalta que, em muitos casos, o consumo de suplementos proteicos pode ser desnecessário.
“Uma dieta bem planejada com boas fontes proteicas — como ovos, grãos, sementes, castanhas e o próprio whey caseiro — já consegue suprir a necessidade de proteína diária para quem treina”, afirma.
Saiba mais: Essas são as melhores frutas para tomar com whey protein, segundo nutricionista