As mesas mais tradicionais não dispensam este peixe no almoço de Páscoa ou na época do Natal. O bacalhau é preparado naturalmente, conservando todas as propriedades do peixe fresco. É considerado nutritivo, saboroso, de fácil digestão, além de ser rico em minerais, como ferro, fósforo, magnésio e em vitaminas A, E, D, B1 e niacina.
"O bacalhau é uma boa fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6, que favorecem o desenvolvimento do sistema imunológico e contribuem para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides", explica a nutricionista Fabiana Honda, da PB Consultoria e Nutrição de São Paulo.
A restrição fica apenas para pessoas que têm hipertensão: para estas, o bacalhau tem que ser dessalgado ao máximo, até ficar praticamente sem sal.
Na cozinha, as receitas com bacalhau tendem a render bastante. A bacalhoada tradicional leva tomate, pimentão, cebola, azeitonas e batatas. Mas o prato é rico em calorias. Uma porção média apresenta 170 kcal. Assim, se for irresistível, controle a quantidade ingerida.
O problema é que trata-se de um peixe caro, mas dá para fazê-lo render, investindo nas receitas com bacalhau desfiado em diversas preparações, como em tortas, quiches, bolinho, molho, na maionese, entre outros.
Por isso, separamos receitas com bacalhau desfiado deliciosas para você:
Escondidinho de bacalhau
A receita leva purê de mandioca, é super fácil de preparar e rende até 8 porções. Perfeita para a Páscoa, não? Veja como fazer escondidinho de bacalhau.
Arroz com bacalhau integral
Essa receita levinha pode ser feita em apenas uma panela, como um risoto. Veja como fazer arroz com bacalhau.
Salada de bacalhau
Faça essa incrível receita rica em proteína para toda a família. Veja como fazer salada de bacalhau.
Suflê de bacalhau
Essa receita deliciosa vai encantar toda sua família. Veja como fazer suflê de bacalhau.
Macarrão integral ao molho de bacalhau e manjericão
Quer inovar e lançar mão de uma massa na Páscoa? Esta receita é perfeita! Veja como fazer macarrão ao molho de bacalhau.