Para muitos, a Páscoa é uma data de bastante importância. E, para manter as tradições, ainda é muito comum que famílias optem por não consumirem carne vermelha na sexta-feira Santa.
Sendo assim, o peixe assume o posto de prato principal. Conheça 8 opções para variar o cardápio que cabem em todos os bolsos:
Cavalinha (peixe)
De acordo com a nutricionista Patrícia Bertolucci, a cavalinha tem pouca gordura nociva e é excelente fonte de ômega 3, protegendo as artérias de problemas cardiovasculares e ajudando a combater inflamações.
Truta
"O peixe apresenta também ácidos graxos ômega-3 e baixo teor de calorias, o que a torna uma boa opção para dietas de emagrecimento e na redução do colesterol ruim (LDL), nocivo ao coração" explica a nutricionista, Patrícia Bertolucci,
Linguado (peixe)
Clássico nos cardápios de restaurantes especializados em frutos do mar, o linguado possui uma carne muito saborosa. "Tem baixo teor de gordura e altos níveis de iodo, proteína e selênio e vitamina E", explica Patrícia Bertolucci.
Sardinha
Patrícia conta que a sardinha é um alimento de fácil digestão e uma excelente fonte de minerais e vitaminas A e D, que se mantêm íntegras mesmo na conserva.
Bacalhau
Considerado um peixe nutritivo e também de fácil digestão,o bacalhau é rico em minerais, como ferro, fósforo, magnésio e em vitaminas A, E, D, B1 e niacina.
"Uma boa fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6, que favorecem o desenvolvimento do sistema imunológico e contribuem para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides", completa Patrícia. Veja 5 receitas com bacalhau.
Atum
Este peixe é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais, com a vantagem de ser um pescado com poucas gorduras saturadas e com uma alta concentração de ômega 3. A gordura do bem que faz uma faxina nas artérias, reduz o colesterol ruim (LDL) e afasta o risco de doenças cardiovasculares.
"As vitaminas (A, D e Niacina) e os minerais (fósforo, potássio, sódio, magnésio e ferro) cumprem a função de manter o equilíbrio do nosso corpo", complementa Patricia.
Salmão
Riquíssimo em ômega 3, o salmão consiste é peixe de grande destaque e bastante apreciado na alimentação em virtude do sabor delicado, coloração característica e versatilidade em preparações culinárias.
"Os benefícios do salmão não se limitam somente à presença do ômega 3. O peixe também é fonte de vitamina A, D e minerais como o selênio e magnésio", explica a nutricionista Clarissa Fujiwara.
Cação
Uma dica importante é investigar a procedência do peixe antes de comprá-lo. "Por não possuir escamas, o cação está mais suscetível à contaminação por metais pesados e toxinas. Elas funcionam como uma barreira natural de impurezas", explica a nutricionista Patrícia Bertolucci.