Nutricionista especialista em nutrição celular, fundadora da Clínica Jobst.
Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Se você tem o hábito de sair de casa correndo sem comer nada, pare já com essa mania! A primeira refeição do dia é tão importante que vale a pena acordar dez minutos mais cedo para fazê-la. Depois de horas sem se alimentar, o corpo precisa repor energia logo que acorda. "O café da manhã faz com que o nosso metabolismo volte a funcionar corretamente, pois durante a noite, ele fica lento e sem receber energia", diz a nutricionista Daniela Jobst.
A nutricionista explica também que esta refeição deve ser completa, com proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos. "Comer logo cedo traz inúmeros benefícios: dá energia necessária para praticar exercícios, diminui a fome ao longo do dia, evita depósito de gordura localizada e ajuda nas atividades intelectuais".
Muita gente acha que pular o café pode ajudar a emagrecer, mas isso não é verdade. Uma pesquisa do Hospital de Clínicas de Caracas, na Venezuela, em parceria com a Universidade Virginia Commonwealth, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres que ingeriam pelo menos a metade das calorias totais do dia ainda na primeira refeição emagreceram mais do que aquelas que comeram menos.
Isso tem uma explicação simples: quando você acorda e não fornece o combustível necessário para o seu organismo, ele entende que precisa economizar. Dessa maneira, gasta menos energia e o emagrecimento fica mais difícil.
"Quem não toma café da manhã acaba comendo um volume maior no almoço, exagerando na gordura e nas calorias", explica a nutricionista Carolina Mesquita.
Desjejum de rainha
A história de que você deve ter um café da manhã de rainha, um almoço de burguesa e um jantar de plebeia é válida. O desjejum deve estar repleto de frutas e cereais integrais, sem abandonar as proteínas.
Os cereais são ótimas fontes de fibras. Elas regulam o intestino, aumentam o volume das evacuações, auxiliam no controle da glicemia, na redução dos triglicerídeos e do colesterol.
Aposte em pães e grãos integrais, frutas como laranja, mamão e banana, além da linhaça, germe de trigo, quinoa e granola. Para garantir as porções de proteínas, opte pelas fontes magras, como laticínios desnatados, queijo branco, ricota, pasta e leite de soja, leite ou iogurte desnatado.
Saiba mais: Café da manhã: opções para crianças