Nutricionista professora do curso de Nutrição - Disciplina de Dietoterapia e Terapia Nutricional na Universidade de Taub...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Se você está na busca por uma alimentação saudável e balanceada, é bom ficar de olho em alguns alimentos que, geralmente, são ignorados, mas que são carregados de nutrientes essenciais e de benefícios à saúde. Para te ajudar a enriquecer o cardápio com ingredientes eficazes no fortalecimento do corpo e da mente, separamos uma lista com 10 alimentos poderosos que você deveria consumir mais. Confira:
Leia também: 10 alimentos que você deveria comer todos os dias (feijão é um deles!)
Lentilha
A lentilha é um alimento excelente para a saúde e para aqueles que estão fazendo dieta, pois é rica em proteína vegetal, que ajuda na formação da massa muscular e na cicatrização de ferimentos.
"A lentilha tem também alto teor de fibras, vitaminas e ferro, e pouca gordura, sendo ótima substituta para o feijão do dia a dia, por exemplo", explicou a nutricionista Roberta de Lucena Ferreti, da Unifesp.
Batata-doce
A batata doce é uma ótima fonte de vitamina C, fibras e potássio. Além de muito versátil, ela é amiga do verão, já que é fonte de betacaroteno, um componente que potencializa o bronzeado.
Inhame
O inhame é uma importante fonte de proteínas, potássio e fósforo, podendo ser usado para prevenir doenças como osteoporose, artrite e cálculo renal. Rico também em carboidratos e fibras, pode ser uma opção para pães, massas e cereais. O melhor jeito de consumi-lo é cozido, mas é importante não deixá-lo muito tempo no fogo, para que não haja uma perda de nutrientes e vitaminas.
Rabanete
O rabanete é um legume benéfico graças às suas propriedades medicinais. Ele estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias e ainda dá uma força ao sistema imunológico. De acordo com a nutricionista Roberta de Lucena, isso acontece por causa da grande quantidade de vitaminas e minerais, como cálcio, potássio, magnésio e fósforo.
Nêspera
Popularmente chamada de ameixa-amarela, esta fruta é rica em vitamina C e sais minerais, como o cálcio e o fósforo. As propriedades da nêspera ajudam a controlar os níveis de gordura no sangue e diminuir a resistência à insulina, atuando assim na prevenção contra o diabetes.
Acelga
Também conhecida como couve-chinesa, essa hortaliça, que é fonte de vitamina A e C, é extremamente versátil, pois dela aproveita-se tanto os talos quanto as folhas. "Além de proteger o fígado, a acelga auxilia no controle do diabetes, pois apresenta fibras e possui substâncias que causam regeneração das células do pâncreas, que é o local onde há a produção de insulina", explica Bárbara
Beterraba
A beterraba é uma grande aliada no combate ao cansaço. Pesquisadores da Universidade de Exeter descobriram que o nitrato, encontrado nela, ajuda a reduzir o consumo de oxigênio e, portanto, desacelera o ritmo do processo que leva ao cansaço. Por este motivo, eles recomendam um copo de suco de beterraba antes de praticar atividades físicas.
Nabo
Este vegetal carrega doses de cálcio e potássio. As folhas do nabo possuem um alto teor de vitamina A, vitaminas do complexo B e de vitamina C. Além disso, suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal.
Chicória
Ela é rica em oligossacarídeos, substâncias que não são totalmente digeridas pelo organismo e servem de alimento para as bactérias benéficas intestinais. "Esta substância auxilia no bom funcionamento intestinal, tratando casos de intestino preso, e auxiliando na prevenção de cânceres", diz Bárbara. Além disso, a chicória é importante fonte de vitaminas A, B, C e D e de sais minerais.
Pitanga
Esta pequena fruta se destaca pela quantidade de cálcio que carrega, além de fósforo, ferro e vitaminas A e C, indicando seu elevado poder antioxidante — o que faz dela uma poderosa aliada para os ossos, ajudando a prevenir doenças como osteoporose. Segundo Bárbara Rescalli, ela também é rica em licopeno, importante na prevenção de uma série de cânceres, como o câncer de próstata, pulmão e estômago.
Leia também: 6 alimentos que aumentam a energia e dão disposição