Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Se engana quem pensa que tônicos faciais e demaquilantes agem do mesmo jeito na pele. Os dois cosméticos têm funções distintas e proporcionam resultados diferentes na saúde e aspecto do rosto.
Por isso, conversamos com especialistas no assunto para compreender essas diferenças e possibilitar uma escolha consciente. Confira:
Tônico facial e demaquilante: quais são as diferenças?
Tônico facial
De acordo com a coordenadora do ambulatório de cosmiatria da Unicamp, Raquel Tancsik Cordeiro, o leite de colônia pode ser considerado um tônico também. "Entretanto, estes produtos devem ser usados com cuidado, pois muitas vezes contêm álcool na sua formulação, que pode ressecar e irritar a pele", afirma a profissional.
Tônicos têm a função de realizar uma limpeza mais profunda da pele, além de prepará-la para receber outros cosméticos.
Segundo a esteticista e massoterapeuta Viviane Esteves, o uso do tônico deve sempre estar relacionado ao do sabonete ou emulsão de limpeza. "Feita com algodão, esta etapa limpa mais profundamente, complementa o hábito de lavar o rosto e também remove resíduos destes produtos da pele", diz a esteticista.
A esteticista Marina Soares Fressato também explica que após o uso de produtos higienizantes, a pele fica levemente ácida. O tônico vem justamente para reequilibrar o pH da pele, antes que receba tratamentos de hidratação, nutrição e rejuvenescimento.
Ela ainda recomenda o uso de loções tônicas todos os dias, após lavar o rosto pela manhã e pela noite, sempre antes da aplicação de cremes e filtro solar para que não prejudique seus princípios ativos.
O tônico adstringente ajuda na prevenção do aparecimento de cravos e espinhas, pois favorece limpeza mais profunda dos poros. Entretanto, fórmulas que contém álcool tendem a ressecar a cútis e despertar um processo inverso de aumento na produção de oleosidade natural da pele, como forma de compensar o desequilíbrio.
Demaquilante
Demaquilantes são os produtos utilizados pra retirar maquiagem. E, de acordo com a dermatologista, nem sempre são tônicos.
A etapa da tonificação não anula a necessidade do demaquilante, que contém ingredientes específicos para agir na solubilização dos ingredientes da pintura. Entretanto, a remoção de produtos a prova d'água é mais eficiente com o uso de óleo bifásico.
A maquiagem não deve ficar por muito tempo na pele porque pode causar irritações, além de obstruir os poros dificultando a respiração. Isso favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de deixar a pele com uma aparência envelhecida e cansada. Vale a pena recorrer aos demaquilantes não só à noite, mas também durante o dia, ao retocar pintura.
É sempre importante lembrar de estender todos os cuidados que se tem no rosto à região do pescoço, que também fica exposta e suscetível ao envelhecimento precoce. O colo também, em alguns casos, merece receber esta limpeza mais profunda se tiver recebido qualquer dose de corretivo para pele, base ou pó compacto.
Leia mais sobre beleza
Água micelar: conheça seus benefícios e como usar
Ecopad: o que é, para que serve e benefícios do uso
Água termal: para que serve e como usar na pele e cabelo
Esfoliação labial: aprenda a evitar lábios ressecados com receitas caseiras
Muito além da hidratação: conheça mais oito benefícios do hidratante facial