Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, com especialização em Nutrição de Doenças Cr...
iQuem sofre com gastrite, inflamação da mucosa que reveste o estômago, frequentemente tem a sensação de queimação, cólica e estufamento, principais sintomas da doença.
Esses sinais são intensificados com o consumo de determinados alimentos que podem provocar novas lesões, agravar a inflamação e atrasar o tratamento.
O MinhaVida selecionou nove alimentos que pacientes com gastrite devem evitar. Confira:
Leia mais: Azia constante? Comer esses 7 alimentos combate a queimação na hora
O que não comer em caso de gastrite
1. Alimentos industrializados
Pacientes com gastrite devem evitar ingredientes industrializados ricos em corantes e conservantes, como sucos em pó e salgadinhos. “Uma vez instalada, a inflamação tem um grande potencial de agravar mais o quadro, pois afeta a nutrição da mucosa gástrica”, explica a nutricionista Amanda Epifânio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen).
2. Frutas cítricas
Frutas como laranja, mexerica, limão, maracujá, abacaxi e kiwi são grandes vilãs do tratamento contra a gastrite. De acordo com a nutricionista Amanda Epifânio, o teor de acidez desses alimentos pode gerar dor e formação de novas feridas.
3. Cafeína
A cafeína, presente no café, chá preto, chá mate e em refrigerantes à base de cola, é uma substância altamente irritável no estômago, o que pode agravar ainda mais as lesões gástricas.
4. Chicletes
Gomas de mascar com ou sem açúcar também são nocivas, já que o estômago se prepara para receber o alimento sempre que mastigamos algo, produzindo uma quantidade adequada de ácido para o processo digestivo. Sem a chegada do alimento ao estômago, o ácido produzido pode ferir o estômago que já está com uma inflamação.
Saiba mais: Chiclete piora gastrite? Descubra 9 mitos e verdades sobre a doença
5. Carnes Vermelhas
A digestão de proteínas, como carne vermelha, induz a liberação de enzimas digestivas que podem agravar a inflamação. Segundo a nutricionista, cortes como o de picanha possuem um processo de digestão longo e o alimento passa um grande período parado no estômago, o que piora os sintomas de gastrite.
6. Doces
Ao contrário das proteínas, o açúcar possui uma rápida digestão, o que também pode ser maléfico, já que aumenta a fermentação intestinal e causa o desconforto. “As balas têm função semelhante às gomas de mascar. Sorvetes, por serem à base de leite, agravam ainda mais a gastrite”, explica Amanda.
7. Frituras e embutidos
Frituras e embutidos, como salgadinhos de festa, salsicha, salame e mortadela devem ser evitados. O motivo está relacionado ao alto teor de conservantes que esses ingredientes possuem em sua composição, que acabam prejudicando a recuperação do órgão.
Saiba mais: 10 alimentos para quem tem gastrite
8. Condimentos
Condimentos como pimenta, temperos prontos, molho shoyu, ketchup e mostarda podem agravar as feridas do estômago, que estão expostas devido à inflamação da mucosa. “Na gastrite, há um processo inflamatório e o consumo de pimenta pode ferir ou agravar a lesão inicial. Os demais molhos são ricos em conservantes e em condimentos que também pioram o quadro”, adverte a especialista.
9. Bebidas alcoólicas
O álcool também é uma substância extremamente nociva à mucosa estomacal. Ele pode causar ou agravar o estado de inflamação.
Leia também: Comida que ajuda a emagrecer: esses 7 alimentos que podem acelerar seu metabolismo