Sou nutricionista desde 1998, tendo atuado na área clínica em hospitais de São Paulo. Desde 2008 atendo em consultório p...
iMuitas são as dúvidas quando uma pessoa descobre que está com Diabetes mellitus, principalmente sobre a alimentação. Posso comer pão, biscoito ou arroz? Em quais quantidades? Posso comer beterraba, melancia ou cenoura? Geralmente o paciente recebe a orientação do que não pode ingerir, mas fica sem saber o que pode.
Na verdade, quem é diabético não pode ingerir nenhum alimento contendo açúcar, mas, em quantidades reduzidas, pode consumir alimentos contendo carboidratos. Pães, biscoitos, arroz e macarrão podem ser consumidos em pequenas quantias e, de preferência, integrais, para controlar melhor a glicemia.
Verduras como alface, rúcula, agrião, repolho, couve, escarola, almeirão, espinafre, entre outros, estão liberados da mesma maneira que legumes como abobrinha, chuchu, vagem, abóbora, berinjela, couve flor e brócolis. Cenoura e beterraba também entram na lista. Elas contêm um pouco de carboidratos, mas podem ser acrescentadas às refeições sem grandes exageros.
Já os tubérculos como batata, mandioca, mandioquinha e inhame podem ser consumidos se substituírem o arroz e em pequenas quantidades. Ou seja, não é aconselhável consumir arroz com batata ou mandioca.
As frutas podem ser consumidas de quatro a cinco porções por dia, porém, uma em cada refeição. Por conter a frutose, o açúcar da fruta, se forem consumidas várias porções de uma só vez a glicemia pode subir. No café da manhã, por exemplo, inclua metade de um mamão papaia. Antes do almoço, uma banana prata e após o almoço, uma fatia de melão. No lanche da tarde coma uma maçã. Já depois do jantar, uma mexerica.
Frutas como melancia, laranja e manga podem ser consumidas, mas em pequenas quantidades. Uma fatia pequena de melancia, por exemplo, não tem problema. Já entre as bananas a mais indicada é a banana prata.
O suco de laranja é contraindicado para diabéticos porque eleva a glicemia. Um copo de suco de laranja natural tem, em média, o suco de quatro laranjas, portanto, é como se a pessoa estivesse consumindo quatro porções da fruta de uma só vez.
Quanto às carnes, orientamos que sejam evitadas aquelas gordurosas. Dê preferência a peixes, frangos e carnes magras, como filé mignon, patinho, coxão mole e lagarto. Ao ingerir aves, lembre-se sempre de retirar a pele. Quanto aos peixes, devem ser consumidos ao menos uma vez na semana grelhados ou no forno. É bom evitar frituras.
Antes de consumir produtos industrializados leia o rótulo. Alguns produtos no mercado, mesmo light, contêm um pouco de açúcar e um pouco de adoçante, então, nesses casos,você deve evitar. Caso não contenham nada de açúcar, podem ser consumidos iogurtes, gelatinas e sucos.
Deve-se ter cuidado com as sopas. Sopa de mandioquinha, caldo verde, sopa de macarrão e cremes de espinafre ou de queijo contêm muito carboidrato. O mais indicado são sopas de legumes e verduras variadas.
Há várias opções de alimentos que o diabético pode consumir. O importante é dosar as quantidades, podendo, assim, seguir uma vida tranquila e saudável.
Saiba mais: Diabetes: controle a vontade de comer doces