Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo com curso avançado em Transtornos Alimentares (Ambulim - HCF...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Azia, queimação e dor na “boca do estômago” são alguns dos sintomas da gastrite, uma inflamação que atinge a mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Por acometer a região gástrica, a alimentação é um fator muito importante para o tratamento da doença.
Por isso, o MinhaVida reuniu 10 alimentos para quem tem gastrite que ajudam na recuperação e no alívio dos sintomas.
10 alimentos para quem tem gastrite
1. Chás de hortelã e alecrim
A hortelã e o alecrim são poderosos aliados para uma boa digestão. A nutricionista Carla Fiorillo explica que as ervas possuem propriedades calmantes digestivas, e assim diminuem a acidez do estômago. Com isso, atenuam azias, gases e dores abdominais. Para um efeito mais satisfatório, é recomendado consumir em forma de chá, 30 minutos antes das refeições.
Saiba mais: Chás para gastrite: nutricionista indica os melhores
2. Frutas não ácidas
Laranja lima, banana verde, maçã, goiaba e mamão são frutas liberadas para quem tem gastrite, pois não são ácidas e, assim, não agridem o estômago. De acordo com a nutricionista Andréia Ceschin de Avelar, podem ser consumidas in natura ou em sucos, de quatro a cinco porções por dia.
3. Aloe vera
A aloe vera, erva também conhecida como babosa, possui poderosas propriedades cicatrizantes. Ou seja, além de não ser prejudicial ao estômago, ainda contribui na cura da ferida estomacal. Para isso, é recomendado ingerir 50ml de suco de aloe vera em jejum ou antes de dormir.
4. Lactobacilos
O consumo de alimentos com lactobacilos pode ajudar na recuperação do estômago, principalmente em casos de gastrite por Helicobacter pylori. Encontrados em iogurtes e probióticos, os lactobacilos são importantes para povoar o estômago com bactérias benéficas, aumentar as defesas intestinais e fortalecer a mucosa.
Saiba mais: Nem todo iogurte tem probióticos: entenda o porquê
5. Biomassa de banana verde
A biomassa de banana verde é feita a partir do cozimento do ingrediente e apresenta um amido resistente, definido como probiótico. Ela funciona como alimento aos lactobacilos, ajudando a povoar o estômago com bactérias boas, que auxiliam na recuperação do tecido.
6. Carne branca
Você não precisa cortar totalmente a carne do seu cardápio por conta da gastrite. Carnes brancas como frango - seja ele cozido, refogado ou grelhado -, peixes não muito gordurosos, como pescada e merluza - ao forno ou grelhados - estão liberadas. Mas lembre-se, nada de frituras!
7. Suco verde
O suco verde contém ingredientes como a salsinha e couve, que são ricos em clorofila, substância rica em zinco, antioxidantes, vitamina C e magnésio, nutrientes necessários para a recuperação do estômago.
8. Legumes e verduras refogadas
O consumo de legumes e verduras refogadas pode auxiliar na recuperação da mucosa. É importante que os ingredientes sejam refogados para que as folhas duras não incomodem as paredes do estômago.
Saiba mais: 10 alimentos para evitar em caso de gastrite
9. Caldo de feijão e sopas
Embora o consumo do grão de feijão deva ser evitado por causa da sua fermentação, o caldo pode ser aproveitado, já que é facilmente digerido. Sopas de legumes e canjas também estão liberadas para quem tem gastrite.
10. Bolachas água e sal
Biscoitos de água e sal ou maisena são opções de snacks entre as refeições. É importante evitar que o estômago fique vazio, pois nestas situações, o suco gástrico pode corroer as paredes intestinais e agravar as lesões na mucosa.