Muitas pesquisas sobre o comportamento do consumidor vêm sendo realizadas com o objetivo de conhecer e avaliar os novos hábitos da população frente a uma gama de produtos que temos atualmente. Pesquisas realizadas nos EUA relatam que frequentadores de uma rede de fast food - do tipo monte seu lanche - quando escolhiam um lanche saudável, não conseguiam manter a mesma linha de raciocínio para a tomada de decisões dos acompanhamentos. Ao escolherem pães integrais e carne com baixo teor de gordura, acabavam preferindo queijo, maionese, batatas fritas e biscoitos de sobremesa para o acompanhamento. Importante observar que alguns freqüentadores saiam deste estabelecimento pensando que haviam consumido 350 kcal e no entanto atingiam por volta de 500kcal.
Outro experimento interessante foi realizado com barrinhas, onde foram oferecidos dois tipos nutricionalmente idênticos, no entanto, o que diferenciava era apenas o rótulo: em um deles, havia a informação "contém soja e reduz o risco de doenças cardíacas" e no outro não havia ênfase, somente a rotulagem nutricional.
O fato de ter esta frase relacionada à saúde fazia com que os consumidores dessem uma credibilidade ao produto, associando-o até à outros fatores que as doenças cardiovasculares. Interessante notar que o quadro nutricional é pouco usado pela população, mas dizeres como este dando ênfase ao produto, acaba "rotulando" e oferecendo uma noção resumida do produto em si, o que geralmente é mais "fácil" aceitar e receber como informação.
Outro risco que também vem ocorrendo com as pessoas, é comer muito do saudável, pelo fato de "saber" que contem poucas calorias e acabar repetindo a porção. Consequentemente experimentam um excesso de calorias ingeridas.
Nos dias atuais o entendimento do "Comer Bem" pode ter muitos significados e isto vai depender do que a comida representa para cada um de nós. O comer bem pode significar comer pouco, comer sem culpa, comer alimentos saudáveis ou até mesmo comer muito do que gosta. No entanto, comer bem é uma questão de treino, exercício, para as tomadas de decisões. Importante ter uma motivação, pois afinal, somos movidos a recompensas.
Para saber mais consulte: Moorman et al., Subjective knowledge, search location and consumer choice. J Cons Res, 2004;31:763-80.
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