PUBLICIDADE

Redes sociais aumentam nossa solidão? Especialistas comentam

Plataformas como o Facebook possibilitam o contato com uma grande quantidade de pessoas, mas também abrem portas para comparações injustas

As redes sociais possuem o propósito de nos aproximar uns dos outros. Seu grande potencial conectivo faz com que as distâncias sejam irrelevantes no momento que queiramos interagir com o próximo. Entretanto, a ferramenta pode alterar nossa percepção de realidade, nos causando baixa autoestima, frustração e consequentemente um desejo de se afastar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para a psicóloga Milene Rosenthal, podemos ter um grande número de amigos e seguidores virtualmente, entretanto, isto não significa que temos todos estes vínculos em nosso círculo de amizades.

A comparação entre a realidade física e digital intensifica o sentimento de solidão, pois torna-se uma tarefa árdua manter o número de interações que temos nas redes sociais em nossa rotina.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"A internet promete às pessoas uma conexão para além da tela. Este é o maior desejo das pessoas quando se relacionam na internet", explica o psicólogo Vitor Friary. Quando isso não acontece, podemos cair em uma teia de pensamentos pessimistas, que nos trazem a sensação de inferioridade e também a sensação de decepção com as pessoas. Como forma de defesa, nos isolamos.

Todos temos a vida perfeita nas redes sociais

Além disso, as redes sociais possibilitam que construamos um cenário manipulado de nossas vidas, escondendo frustrações e enaltecendo apenas pontos altos: "Isso cria a ilusão de que a vida dos nossos amigos são mais interessantes do que de fato são", diz Milene.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uma experiência imersiva nas redes sociais pode fixar a ideia de que as pessoas vivenciam apenas perfeição e felicidade, o que consequentemente nos deixa frustrados, pois passamos a acreditar que nunca iremos atingir este patamar de bem estar.

"Um feed cheio de fotos bonitas e bem arranjadas muitas vezes não representam a vida como ela realmente é. Ao nos deparar com tanta perfeição e felicidade, poderá existir uma grande frustração de achar que nunca teremos aquele corpo bonito ou aquela viagem dos sonhos", explica a psicóloga.

Este raciocínio leva a um sentimento de inferioridade que nos afasta do convívio social, podendo causar a solidão. "A rede social, que poderia ser um bom meio para fazer amizades e aumentar a interação, acaba tendo um efeito contrário, pois nos faz sentir incapazes", explica Milene.

Como usar a rede social a nosso favor

"Usar a tecnologia para nos aproximar de parentes e amigos pode ser uma saída para nos sentirmos menos solitários", diz Milene. A especialista recomenda que utilizemos a plataforma para procurar pessoas que tenham interesses semelhantes aos nossos e para nos reaproximar de quem está distante.

Para Vitor Friary, é importante que o contato virtual se extenda para o mundo físico. "Pesquisas nos indicam que para amadurecermos emocionalmente, precisamos ter contato direto com a realidade utilizando nossos cinco sentidos. A internet por não nos permitir uma experiência sensorial, acaba não sendo o melhor lugar para desenvolver habilidades sociais. O que precisamos para nos sentir menos solitários é sair de casa e encontrar pessoas", afirma o especialista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)