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Como conviver com o medo da depressão voltar?

Psicoterapia aliada à mudança de hábitos podem diminuir o risco de adoecer novamente

Como conviver com o medo da depressão voltar? Essa é uma pergunta que recorrentemente ouço no meu consultório. Colocarei abaixo algumas frases que ouço de pacientes meus e que compilei:

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Essas perguntas são frequentes e demonstram o medo que as pessoas têm de ficar sem o remédio, ou de voltarem a ter os sintomas de depressão. A doença é caracterizada por desânimo, tristeza, angústia, falta de prazer, alteração do sono, do apetite, pensamentos de morte e sentimentos de culpa e menos valia.

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A depressão é um transtorno episódico e autolimitado. O tratamento medicamentoso, com mudanças de hábitos e com psicoterapia normalmente fazem com que ela dure alguns meses, embora uma resposta dentro de 6 semanas já seja esperada. Cerca de 30% das pessoas podem apresentar recorrência do quadro clínico depois de meses ou anos do seu tratamento. São as chamadas depressões recorrentes.

São fatores que podem gerar essas depressões:

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Sabe-se que questões neurobiológicas, como alterações em neurotransmissores (serotonina, noradrenalina, dopamina), desregulação de alguns hormônios como cortisol, podem gerar essas depressões mais recorrentes. São características inerentes ao organismo da pessoa e são imutáveis.

Mas há todos outros componentes mutáveis que a pessoa pode trabalhar para evitar ou diminuir a chance de apresentar novos episódios depressivos.

O papel da terapia na depressão

A terapia ajuda muito nesse processo, pois a pessoa aprende a lidar com o medo de outros episódios, a viver com mais equilíbrio, sabendo reconhecer gatilhos que a deixam mal.

Além disso, a psicoterapia trabalha traumas do passado, como violência sexual, doméstica e física. É em terapia que a pessoa reconhece os relacionamentos interpessoais negativos, inclusive conjugais e pode trabalhar para se fortalecer perante o outro e construir relações saudáveis e equilibradas.

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Hábitos que afastam a depressão

Além disso, a atividade física é uma forma essencial de equilíbrio, de produção endógena de neurotransmissores do prazer. Sabe-se que quem pratica atividade física tem menores chances de voltar a ter uma depressão. Associada a ela, dietas equilibradas, que contenham vitamina B12, ácido fólico e ômega 3.

Sabemos que terapias alternativas como o mindfulness, a meditação, acupuntura e técnicas de relaxamento também são importantes. Muitas pessoas buscam apoio na fé e na religião, que também são grandes protetores para eventos psiquiátricos.

Buscar relacionamentos saudáveis, autoconhecimento e entender que frustrações são parte da vida são formas de afastar o risco de a depressão voltar. Além disso, é importante passar a dimensionar seus hábitos, atitudes e pensamentos para uma visão mais positiva. Estas são formas que apoiam muito no desenvolvimento de uma vida com menor probabilidade de desenvolver a depressão.