Contato
http://www.drpauloportodemelo.com.br
Informações profissionais
Médico formado pela Universidade Federal de São Paulo, prestou concurso para realização de residência médica na área de Neurocirurgia, sendo admitido na primeira tentativa em primeiro lugar. Durante a residência teve participação direta em mais de mil cirurgias neurológicas, sendo treinado pelo mundialmente renomado professor Fernando Menezes Braga. Após a residência, permaneceu na Universidade Federal de São Paulo como assistente, trabalhando junto ao professor Fernando Braga, até 2006.
Durante este período, chefiou o setor de Neurocirurgia Vascular e desempenhou o cargo de Chefe e Preceptor dos residentes. Escreveu um livro de Neurocirurgia junto ao Professor Braga, o Guia de Medicina Ambulatorial e Hospitalar - Neurocirurgia/UNIFESP, publicação pioneira no Brasil.
Sua carreira científica teve reconhecimento precoce. Já em 2001, ainda durante o terceiro ano de residência, ganhou prêmio por trabalho levado ao Congresso Mundial de Neurocirurgia.
Além de dezenas de trabalhos apresentados em Congressos Internacionais, Capítulos de Livro e artigos científicos, dedica-se à aplicação prática, em benefício do paciente, dos avanços da medicina.
Membro titular das Sociedades Brasileira de Neurocirurgia, Americana de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Mundial para Microcirurgias Assistidas por Robô e Endoscopia, pauta sua prática profissional pelo aperfeiçoamento constante, através da participação anual em cursos de aprimoramento no exterior e congressos.
Introdutor da Neurocirurgia Robótica no Brasil, representa a Sociedade Mundial de Microcirurgia Robótica em sua área. Proficiente nas modernas técnicas de Neurocirurgia Minimamente Invasiva (Craniana e da Coluna) que trazem como benefícios aos pacientes tempo de recuperação reduzido, menores incisões e trauma cirúrgico.
A busca incessante por novas técnicas de cirurgia minimamente invasiva e robótica levou o Dr Paulo, junto ao Dr José Carlos Garcia Júnior, a idealizar e fundar o Núcleo Avançado de Estudos em Ortopedia e Neurocirurgia (NÆON). Como Membro fundador, define as diretrizes do Núcleo, destinado a desenvolver novas tecnologias e analisar as principais novidades médicas, aplicando-as, sempre quando seguro e vantajoso para o paciente, buscando propiciar menores riscos e maior bem estar.
Desenvolve atividades de pesquisa cooperativas junto às Universidades de Saint Louis, no Missouri (EUA) e de Estrasburgo (França).
Atualmente é o chefe do setor de Neurocirurgia do Hospital Militar de Área de São Paulo (desde 2006), além de pertencer ao Corpo Clínico dos mais conceituados hospitais paulistas, dentre eles os Hospitais São Luiz-Rede D'Or, Oswaldo Cruz e Albert Einstein.
Dr. Paulo Porto de Melo, especialista em Neurocirurgia, responde
Dexametasona Injetável pode ser usada em crise aguda de Hernia de disco como a Diprospan?
Corticoides são medicamentos válidos no tratamento de crises agudas de hérnia de disco, sim. A ressalva é que não podem ser utilizados em todo mundo e muito menos podem ser utilizados de forma repetida. Ressalto, ainda, que diprospan e dexametasona s...
[ Continuar lendo ]Exercícios como Levantamento Terra e Agachamento Livre podem agravar ou desenvolver uma hérnia de disco mesmo com um core forte?
Dificilmente. Se realizado com boa postura e com core fortalecido, a coluna está protegida.