Informações profissionais
Possui graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1997), residências médicas em Medicina Interna (1998-1999), Medicina Intensiva (2000) e Reumatologia (2001-2002) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Doutorado em Ciências - Área de Concentração em Reumatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005), Pós-Doutorado pelo Center for Autoimmune Diseases do Sheba Medical Center, afiliado à Universidade de Tel-Aviv, Israel (2006-2007). Livre Docente pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2011).
Professor Colaborador (2007-2011) da Disciplina de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médico assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2004-2011), International Fellow do American College of Rheumatology.
Membro da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) e da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Membro titular da Pan American League of Asociations for Rheumatology e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Atualmente trabalha no Centro Médico do Hospital Cardiopulmonar, em Salvador, Bahia. Ex- médico voluntário do Serviço de Reumatologia do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia. Professor Adjunto Classe A Nivel 1 (visitante) do Instituto de Ciencias da Saúde da Universidade Federal da Bahia.
Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reumatologia e Reumatologia Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: imunobiológicos, síndrome antifosfolípide, lúpus eritematoso sistêmico, doenças do tecido conjuntivo, doenças reumatológicas da infância e da adolescência, autoimunidade, autoanticorpos, dislipidemia e aterosclerose.
Dr. Jozélio Freire de Carvalho, especialista em Reumatologia, responde
Dr. eu tenho acido urico e, as vezes tenho cris de gota..eu posso comer tomates.?
Sim, pode. Mas, voce deve ter uma alimentação equilibrada, estar em acompanhamento com seu reumatologista, nao ingerir alcool e usar regularmente as suas medicações.
A continuidade de um trauma emocional por traição, pode desencadear uma fibromialgia?
Sim, pode. Traumas seja emocionais ou físicos são fatores muito implicados no surgimento da fibromialgia.