Informações profissionais
Há bem pouco tempo, para muitos falar sobre infertilidade, principalmente masculina, ainda era um tabu. Mas, os avanços da medicina reprodutiva, a especialização de profissionais na área e a divulgação do tema têm mudando este cenário. A infertilidade conjugal está presente em aproximadamente 15 a 20% de todos os casais em idade reprodutiva, o que representa cerca de 10 milhões de brasileiros. Em 40% das vezes existe uma causa feminina, noutros 40% uma causa masculina e em 20%, o homem e a mulher estão envolvidos.
Com o intuito de orientar e esclarecer estes casais, o especialista em reprodução assistida, Edson Borges Júnior, estará no Portal Minha Vida discorrendo sobre as mais recentes descobertas na área e os problemas com o sistema reprodutor masculino e feminino.
Depois de se formar em urologia pela Universidade Estadual de Campinas, Borges buscou especialização na reprodução humana assistida, nos Estados Unidos, área em que já atua há 20 anos. Com doutorado em Urologia na Medicina da Universidade Federal de São Paulo, diversos artigos publicados, participação em congressos nacional e internacional, o médico também fala com propriedade sobre leis, legislação e aspectos morais e éticos, traduzidos em seu livro Reprodução Assistida: até onde podemos chegar? Compreendendo a ética e a Lei, Editora Gaia.
Nos últimos anos, alguns dos estudos sob o seu comando alcançaram notoriedade internacional dentro da comunidade científica. Muitos deles foram publicados em importantes veículos, como o The Journal of Urology – revista de maior prestígio na comunidade de urologia americana – a revista Fertility Sterility, a revista Human Reproduction, o Journal Assisted Reproduction and Genetics, além de reconhecimento pelas duas sociedades internacionais mais conceituadas dessa área médica: a Americana e a Européia.
Atualmente, além de atuar em clínica particular, Edson Borges Júnior, Membro do Comitê de Bioética e Biodireito da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, também
preside a Associação Instituto Sapientiae, entidade assistencial sem fins lucrativos, destinada à orientar e oferecer tratamento médico e psicológico às pessoas inférteis carentes de recursos econômico-financeiros.
Congelamento e doação de sêmen, reversão da vasectomia, paternidade sadia para o portador do vírus HIV, doação de óvulos, banco de embriões, inseminação artificial, fertilização in vitro, são alguns dos assuntos que podem ser abordados pelo especialista.