Informações profissionais
A Sociedade Brasileira de Diabetes é constituída pelos maiores especialistas em diabetologia do país que se dedicam permanentemente à pesquisa e atualização científicas. Dado o caráter multidimensional do diabetes e suas implicações sócio-culturais e econômicas, a missão da SBD é de amplo espectro.
No plano Técnico-científico, a SBD tem por finalidade contribuir para a reciclagem dos médicos e profissionais de saúde, através da disseminação de conhecimento. Congressos, cursos, seminários e simpósios são algumas das atividades através das quais a SBD cumprirá esta finalidade. No plano Institucional, a SBD tem a missão de promover gestões contínuas junto às autoridades, visando a adoção de políticas públicas condizentes com a dimensão social e econômica da doença. No Plano Educacional é função da SBD conscientizar, de todas as formas possíveis que estiverem a seu alcance, a população em geral a se prevenir e se tratar. Tendo em vista, porém, por exemplo, que a obesidade é um co-fator chave da doença, a educação de diabéticos e pré-diabéticos ultrapassa a fronteira da medicina para penetrar numa questão sócio-cultural que envolve hábitos (e maus hábitos), de vida de um modo geral e de alimentação, em particular.
Fundada em 1970, a SBD atualmente é presidida pelo prof. dr. Marcos Tambascia e é reconhecida nacional e internacionalmente como uma instituição-referência e um centro de saber e informação em diabetes, orientada por princípios de ética e transparência e por uma conduta médica e social desvinculada de qualquer interesse pessoal, financeiro ou corporativo.
SBD é uma sociedade que vem crescendo e ocupando um lugar de destaque dentro da medicina nacional. Recentemente, a entidade sentiu necessidade de ampliar seu trabalho, nomeando representantes em vários estados. Além das Delegacias Regionais foram criados Departamentos (Nutrição e Metabologia, Enfermagem, Educação, Diabetes Gestacional, Epidemiologia, Pé Diabético, Diabetes no Jovem, Metodologia Científica, Cardiologia Vascular, Complicações Crônicas e Atividade Física) para manter unidos os vários profissionais envolvidos com o tratamento do diabetes. Já estão em funcionamento cinco Regionais da SBD: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Goiás e Sergipe. A SBD realiza de dois em dois anos um Congresso Nacional, de atualização científica (para médicos e profissionais de saúde) (voltado a pacientes e Associações de Pacientes Diabéticos), que reúne cerca de 3.000 profissionais de saúde.