Dra. Luciana Carneiro Cima, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, responde
Em que semana de gravidez as contrações de treinamento aparecem?
As contrações de treinamento são mais comuns no 3º trimestre (a partir de 28 semanas), mas algumas pacientes relatam em idade gestacional mais precoce.
Contrações de treinamento doem?
As contrações de treinamento (Braxton-Hicks) não costumam ser dolorosas. A paciente percebe o enrijecimento do abdômen mas não associado a dor na maioria das vezes.
Quais os sintomas de falso trabalho de parto?
A paciente geralmente sente contrações (barriga endurecendo), mas essas contrações não evoluem, ou seja não se tornam mais intensas, dolorosas ou frequentes, o que seria necessário para o parto.
Barriga dura na gravidez é sinal de contração?
Sim. O enrijecimento do abdômen da grávida deve ser interpretado como contração.
A bolsa romper significa que devo ir imediatamente ao hospital?
A suspeita de ruptura da bolsa amniótica deve ser verificada pelo médico. Uma vez confirmado diagnóstico a paciente deverá ser internada, o parto irá proceder.
Barriga baixa é sinal de que o parto está próximo?
Barriga baixa não necessariamente é um sinal de que o parto está próximo. Nem todos os fetos se adaptam na pelve materna antes do trabalho de parto, ou seja, muitos se "encaixam" na pelve somente durante o trabalho de parto. O fato de feto estar enca...
[ Continuar lendo ]Diarreia é um sinal de que o parto está próximo?
É bastante comum que pacientes observem um quadro de liberação intestinal próximo ao início do trabalho de parto.
É normal que o corrimento vaginal fique mais espesso quando estiver perto do parto?
O amolecimento do colo no final da gestação faz com que muitas vezes seja eliminada uma secreção mucóide ("tampão mucoso") pela vagina. Muitos costumam dizer que essa perda do tampão seria um "sinal" de que o trabalho de parto está próximo. Porém não...
[ Continuar lendo ]Secreções rosadas são normais no pré-parto?
O processo de dilatação e apagamento do colo durante o trabalho de parto geralmente acompanham algum volume de sangramento vaginal, decorrente dessa mudança tecidual do colo.