Dra. Luciana Rodrigues De Marchi, especialista em Neurologia, responde
Convulsão pode matar?
Sim. A morte súbita por epilepsia é uma condição incomum que consiste em óbito de causa não traumática, sem afogamentos e sem outro motivo provável, em pacientes com epilepsia. A melhor forma de prevenção para a ocorrência de morte súbita por epileps...
[ Continuar lendo ]A convulsão pode deixar sequelas e complicações?
Sim. Frequentemente os indivíduos que tem crises epilépticas sofrem quedas que podem ser graves, podendo haver luxações, fraturas e traumatismos cranianos.
Qual é o prognóstico mais comum da convulsão?
Na maioria dos casos há um bom prognóstico. As crises epilépticas são facilmente tratadas com medicações orais e o paciente mantém boa qualidade de vida, sem restrições ao trabalho, convívio social e/ou familiar.
Existe cirurgia para convulsão?
Sim. Existem diversas abordagens cirúrgicas que estão reservadas para pacientes que tem crises epilépticas resistentes ao tratamento com medicações antiepilépticas.
Qual o tratamento para convulsão?
Quando há o diagnóstico de epilepsia, o tratamento deve ser iniciado para a maioria dos casos, sendo mais eficaz o uso de medicações antiepilépticas.
Como se manifesta uma convulsão?
As crises epilépticas podem se revelar como eventos motores, alterações da consciência, da sensibilidade ou sensoriais. A manifestação clínica vai depender da área do cérebro geradora da atividade neuronal excessiva, por exemplo, crises que afetam a...
[ Continuar lendo ]Quais são os grupos de risco para convulsão?
Não existem grupos de risco. Qualquer pessoa pode vir a ter crise epiléptica, no entanto, o risco é maior em indivíduos com danos cerebrais como, por exemplo, sangramentos ou isquemias cerebrais (quando o cérebro não recebe sangue suficiente) e traum...
[ Continuar lendo ]É possível ter convulsão dormindo?
Sim, é possível ter convulsão dormindo. Em alguns tipos de epilepsia, as crises epilépticas podem ocorrer exclusivamente durante o sono.
Qual a diferença entre convulsão e epilepsia?
Epilepsia é a predisposição permanente do cérebro para gerar crises epilépticas, sendo, portanto, a convulsão um sintoma da epilepsia.
Como ocorre a convulsão?
Uma crise epiléptica, também conhecida como convulsão, é a ocorrência de sinais e sintomas decorrentes da atividade neuronal excessiva e anormal do cérebro.