Expor a criança à sujeira faz bem?

Descubra se a "vitamina S" existe e se aumenta a imunidade do seu filho

O que é a "vitamina S"? Esse termo se refere a milhares de bactérias que nos rodeiam, não causam doenças e são benéficas ao organismo. Para a criança que está explorando o mundo, é natural tocar na grama, terra e areia durante as brincadeiras.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Há pesquisas sugerindo que manter a criança protegida em ambientes extremamente limpos, sem deixar que se suje, pode deixá-la mais suscetível a doenças no futuro. Entrar em contato com germes e bactérias, porém, fortaleceria seu sistema imunológico protegendo-a contra alergias e outras doenças.

Apesar da teoria ainda controversa, segundo descobertas recentes, tudo depende da interação entre a genética, o tipo de bactéria e em qual momento da vida a criança é exposta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O estudo do microbioma, ou seja, os micróbios que habitam o nosso corpo, é um campo da ciência que vem se ampliando nos últimos anos. A proposta é analisar qual o papel dos micróbios no sistema imunológico e provar como a falta deles pode se associar a problemas de saúde.

Nosso sistema de defesa começa a se formar durante a gestação e o primeiro contato com bactérias acontece durante o parto, quando o bebê entra em contato com a flora vaginal da mãe.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Bactérias do bem

As bactérias benéficas têm o papel de sintetizar vitaminas que o organismo precisa e transformar substâncias que não somos capazes de metabolizar, facilitando sua absorção e impedindo que as espécies prejudiciais se proliferem.

Segundo os pesquisadores, além de ser impossível manter crianças em um ambiente totalmente limpo, impedir que se sujem brincando na terra, no parquinho ou em qualquer lugar aumenta o risco de desenvolverem doenças ligadas ao sistema imunológico.

A explicação é que uma parte essencial do desenvolvimento da imunidade se dá nos primeiros anos de vida. Se não há contato intenso com substâncias estimulantes, como poeira e terra, durante sua fase de amadurecimento, o sistema imunológico desvia sua resposta para ataques exagerados contra o próprio indivíduo, como nas alergias.

A exposição a certas sujeiras leva a criação de respostas imunológicas naturais que reduzem o aparecimento futuro desta e outras doenças, melhorando a microbiota do indivíduo.

O uso desenfreado de antibióticos também não pode ser desconsiderado, uma vez que eles matam também as bactérias "do bem", prejudicando esse equilíbrio desejado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A dica para não cair em excessos é saber a diferença entre higiene e limpeza. Higiene é um conjunto de atitudes adequadas que podem prevenir doenças, como lavar as mãos. Já limpeza considera que uma criança em contato com lama, terra ou areia está suja e deve ser lavada imediatamente, quando na verdade isso não oferece nenhum risco para a sua saúde. A sugestão é fugir dos extremos e ter em mente que devemos deixar as crianças explorarem o ambiente à sua volta, especialmente ao ar livre sem preocupação com esterilizações desnecessárias. Um pouco de ?sujeira? não faz mal aos pequenos.