Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Pesquisadores da Harvard Medical School descobriram que aferir a pressão arterial nos dois braços durante o check-up médico pode ajudar a prevenir infartos no futuro. O estudo, publicado em março no American Journal of Medicine, mostrou que pessoas cujas leituras tiveram uma grande diferença eram 38% mais propensas a sofrer um infarto, AVC ou outro problema cardiovascular potencialmente mortal.
Os resultados sugerem que algo tão barato, rápido e simples como fazer uma leitura de pressão arterial extra poderia dar aos pacientes um valioso alerta precoce. Eles poderiam a partir disso fazer alterações em seu estilo de vida para melhorar a sua saúde do coração.
Os autores fizeram leituras da pressão arterial de ambos os braços de quase 3.400 homens e mulheres acima dos 40 anos. Pequenas diferenças nas leituras entre os braços direito e esquerdo são normais - no estudo, a pressão sistólica (valor mais alto) variou cinco pontos em média.
Mas, em 10% dos pacientes, verificou-se uma diferença de dez pontos ou mais entre os braços. Estes homens e mulheres eram 38% mais propensos a ter infarto, AVC ou um problema relacionado durante os próximos 13 anos.
Acredita-se que o braço com pressão mais elevada fornece essa leitura provavelmente por conta de uma artéria obstruída com gordura, afirmam os cientistas. Este é um sinal de que as artérias do coração e do cérebro também estão sendo bloqueadas, aumentando as chances de infartos e derrames.
Adote 12 medidas para proteger a saúde do coração
O Ministério da Saúde estima que 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira. A doença mata por ano, 7.6 milhões de pessoas no mundo todo, devido às suas complicações como AVC, infarto, entre outras.A hipertensão arterial e obesidade são consideradas duas das maiores vilãs da saúde do coração. Quando não controlada, a pressão arterial causa lesões na artéria aorta e provoca a sobrecarga do coração, que fica com o músculo mais rígido, aumenta de tamanho e fica inchado. Já o excesso de peso, principal causador da hipertensão, exige um esforço maior não só do coração, mas também de todo o sistema circulatório, sendo a principal causa do aumento da pressão e podendo levar ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca, ou seja, da diminuição da capacidade do coração de cumprir a sua função de bombear efetivamente o sangue, que corre por todo o corpo, alimentando órgãos e tecidos vitais. Por isso, manter hábitos saudáveis é fundamental para blindar o coração. A seguir, confira 12 maneiras de proteger esse órgão vital.
Dieta mediterrânea
A dieta típica da região banhada pelo Mar Mediterrâneo , ela é conhecida por seus benefícios ao coração. Os principais participantes dos pratos são as gorduras protetoras, que agem contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares , diz a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella. Ela aumenta o nível de colesterol bom (HDL) e diminuir as taxas do colesterol ruim (LDL) do sangue, além de evitar a obstrução das artérias. Dentre as principais características dessa dieta, estão o baixo consumo de carne vermelha, a ingestão de frutas, cereais e nozes, o alto consumo de peixes, o consumo moderado de vinho e o azeite de oliva como fonte de gordura saudável. Além disso, os peixes contêm ômega 3, reconhecido como um nutriente cardioprotetor, isto é, beneficia a saúde cardiovascular.