Redator focado em saúde e bem-estar, com destaque para comportamento e saúde mental.
Todos nós já experienciamos a ansiedade em algum momento de nossas vidas: Seja esperando por uma vaga de emprego, ou aguardando o resultado de algo que tenhamos feito. É uma emoção comum à humanidade, porém, em altas doses, gera uma grande quantidade de estresse, e em casos mais graves, leva ao isolamento e a impossibilidade de tomar decisões.
A preocupação e o medo extremo frente a acontecimentos simples da rotina se tornam corriqueiros em quadros ansiosos, ocasionando também os sintomas físicos angustiantes. Para que você entenda mais sobre esse distúrbio psicológico, listamos oito fatos sobre a doença. Veja a seguir:
1. Praticar exercícios físicos diminui a ansiedade
Segundo a psicóloga Adriana de Araújo, praticar exercícios físicos estimula o corpo a produzir serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Estados de ansiedade geram grande angústia e tristeza, portanto, esta é uma boa forma de combater os sintomas da doença.
Para quem não se interessa por academias e esportes, a caminhada pode ser uma boa opção. Realizá-la ao menos três vezes durante a semana diminui a ansiedade, pois na medida em que andamos, pensamos sobre os pontos que nos causam ansiedade, gerando a reflexão e uma sensação de alívio.
Saiba mais: 15 dicas para controlar a ansiedade
2. Yoga pode reduzir a ansiedade
Um dos principais sintomas da ansiedade, é a sensação de falta de controle sobre si. Praticando o yoga, você irá aprender a controlar sua mente e o seu corpo. Através de técnicas respiratórias, corporais e meditativas, o exercício promove uma maior conexão com quem se é, trazendo o autocontrole, ferramenta essencial no controle da ansiedade.
Saiba mais: Meditação e Yoga fazem você ser mais resistente ao estresse
3. Alguns alimentos ajudam a controlar a ansiedade
O triptofano é um aminoácido precursor da serotonina, e está presente em alimentos como a banana e o chocolate. Ele reduz os sintomas da ansiedade e, caso seja adaptado de maneira balanceada no cardápio, pode trazer grandes benefícios. Também é possível ingerir o triptofano através de cápsulas, desde que ocorra a prescrição médica.
Saiba mais: 7 alimentos que combatem a ansiedade
4. Você pode tomar um chá para reduzir a ansiedade
Muitos chás possuem substâncias que agem em nosso corpo como sedativos suaves, e podem ajudar a controlar crises de ansiedade mais acentuadas. Segundo a psicóloga Adriana de Araújo, as plantas mais conhecidas por possuir propriedades que atuam contra a ansiedade são a passiflora, melissa, camomila e a valeriana.
5. Alguns sintomas físicos da ansiedade não são amplamente comentados
A sensação de dor ou aperto no peito, a taquicardia e a falta de ar são alguns dos sintomas físicos mais comentados quando falamos sobre a ansiedade. Porém, a doença também causa outros efeitos no corpo, como o enjoo e vômitos, fraqueza, suor excessivo e até mesmo diarreias.
Saiba mais: 12 sensações que pessoas com ansiedade sentem com frequência
6. A ansiedade causa fome excessiva
A ansiedade gera um maior gasto energético, o que faz com que tenhamos maior vontade de comer. É o que afirma Persio Ribeiro de Deus: "Uma mensagem automática é enviada não conscientemente para o centro de saciedade no cérebro, aumentando a fome". Isto pode gerar o surgimento de transtornos alimentares.
7. A ansiedade tira a sua concentração
Quando você está prestes a fazer uma prova ou a estudar, seu cérebro pode se sentir paralisado, pois quem tem ansiedade almeja ter os melhores resultados. A partir do momento em que você se perde nas emoções, o corpo fica acelerado e você não irá conseguir concentrar-se em suas tarefas.
8. A ansiedade diminui a capacidade sexual
Para a psicóloga Adriana de Araujo, pequenos níveis de ansiedade podem ser benéficos por trazer estímulo na hora da atividade sexual. Porém, quando ela é persistente, pode trazer a ejaculação precoce e até mesmo causar a perda da ereção, devido a preocupação com o resultado da relação sexual.