Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Todos nós já nos apaixonamos e passamos por términos de relacionamento. Essas situações, porém, nos fazem refletir sobre quando iremos ter estabilidade no amor e encontrar a tão falada "alma gêmea".
Para chegar a essa resposta, a matemática Hannah Fry realizou diversos experimentos e chegou à conclusão de que todos podem encontrar a paixão verdadeira entre os 27 e 35 anos.
Essa descoberta recebeu o nome de "teoria da parada ótima" e vale para relacionamentos heteroafetivos e homoafetivos. A criadora explicou como ela funciona durante a palestra "A matemática do amor" no TEDTalk.
Alma gêmea: como encontrar?
De acordo com a pesquisadora britânica, para encontrar o "par ideal", nós devemos rejeitar 37% dos primeiros relacionamentos de nossa vida amorosa. Traduzindo, precisaríamos romper as uniões afetivas que formássemos até chegar aos 27 anos.
Após essa idade, seria necessário escolher casar com a próxima pessoa que parecesse ser melhor do que todas as anteriores, ignorando os pares do passado e os que poderiam ser formados no futuro.
Hannah garante que, matematicamente, esta é a melhor forma de potencializar nossas chances de encontrar um amor perfeito entre os 27 e 35 anos.
Precisão da teoria
Para trazer mais credibilidade à descoberta, a pesquisadora buscou saber se haviam na natureza outras espécies que se comportavam de forma semelhante à sua teoria, observando que alguns peixes também rejeitam 37% dos primeiros pares que encontram na temporada de reprodução.
Entretanto, por mais que existam cálculos matemáticos e evidências comportamentais em outras espécies, a teoria não tem 100% de precisão. Segui-la pode maximizar as chances de ter sucesso no amor, mas não devemos ignorar a possibilidade de encontrarmos o amor de outras formas.
Relacionamento saudável
7 pilares para um relacionamento duradouro
10 dicas para não estragar seu relacionamento
Oito lições para evitar que a rotina mine seu relacionamento