Redatora focada na produção de conteúdos sobre alimentação, beleza e família.
Não se trata de uma lenda: sofrer muito com pode, sim, acelerar o surgimento de cabelos brancos. Entretanto, para tentar entender melhor o impacto da tensão excessiva no organismo, um estudo publicado pela Universidade Columbia, em Nova York, acabou descobrindo que a cor dos fios grisalhos pode vir a ser recuperada.
De acordo com a pesquisa, o funcionamento das mitocôndrias (organelas que estão dentro de todas as células do corpo) é alterado quando o organismo é submetido a altos níveis de estresse. O resultado final, no caso dos cabelos, é a perda da coloração dos fios, ocasionado pela falta de melanina.
Ao reduzir os níveis de estresse, as mitocôndrias conseguiram voltar a funcionar normalmente. "Molecularmente, os cabelos brancos regulam positivamente as proteínas relacionadas ao metabolismo energético, mitocôndrias e defesas antioxidantes", explica o artigo.
Para chegar a essa informação, os pesquisadores analisaram as cores de cabelos de 14 voluntários, sendo sete homens e sete mulheres. "Mostramos que é possível recuperar naturalmente a pigmentação dos cabelos em ambos os sexos e diferentes etnias", destacam os especialistas por trás do estudo.
O estudo conseguiu quantificar casos em que a cor dos cabelos ressurgiu quando o estresse psicológico desapareceu. Um deles, inclusive, chamou muito a atenção dos cientistas: um homem recuperou a cor de cinco fios de cabelo após passar duas semanas de férias, segundo o artigo.
Estresse e envelhecimento precoce
Além dos fios brancos, outros fatores do envelhecimento precoce podem se manifestar em aspectos dermatológicos em decorrência do estresse e ansiedade. Rugas, linhas de expressão e queda de cabelo são alguns deles. "Em humanos, o estresse psicológico acelera o envelhecimento biológico medido pelo comprimento dos telômeros", destacam os cientistas.
Apesar da descoberta, é importante pontuar que a herança genética também é um fator determinante ao se falar do surgimento de cabelos brancos. Caso um dos pais, ou os dois, tenham desenvolvido naturalmente cabelos brancos antes do tempo esperado, provavelmente, os filhos apresentarão o mesmo quadro.
Outro ponto analisado durante a pesquisa foi o aspecto das etnias dos voluntários. Isso porque o surgimento de cabelos brancos também está relacionado com o fator étnico. Por exemplo, os fios brancos aparecem mais cedo em indivíduos caucasianos. Já em orientais e negros, o processo é mais lento devido à maior quantidade de melanina presente no pigmento capilar.
Saiba mais: Cabelos brancos: em que idade devem aparecer