Redatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
*Conteúdo Patrocinado
Acordar com disposição é bom demais, né? Para que isso seja possível todos os dias, o recomendado é que os adultos durmam de sete a oito horas por noite, porque somente depois desse período o corpo consegue se recuperar para o dia seguinte.
Em parceria com a Ekobé, o Minha Vida ao Vivo recebeu, além da jornalista Ana K. Ferreira, representante da marca, o nutrólogo Murilo Picanço para falar sobre os benefícios do sono reparador e dar dicas de como dormir melhor.
Confira as principais perguntas e respostas do especialista durante o bate-papo e assista ao vídeo na íntegra no final da página!
Minha Vida: O que significa dormir bem?
Dr. Murilo Picanço: Dormir bem não tem um significado literal, mas nós conseguimos saber que estamos dormindo bem quando temos uma média suficiente de horas de sono e acordamos bem no dia seguinte, com uma boa disposição, sem nos sentirmos cansados.
Minha Vida: E quantas horas é recomendado dormir para ter uma boa noite de sono?
Dr. Murilo Picanço: Depende da faixa etária de cada pessoa. Um adulto jovem, ou seja, entre os seus 18 e 45 anos, precisa de 7 a 8 horas de sono para ter uma reparação total dos órgãos e, principalmente, do cérebro para o dia seguinte. Já um adolescente precisa de um pouco mais, de 8 a 10 horas de sono. Se for criança, [o tempo] já se estende para 9 a 13 horas de sono por noite. Agora, se for um recém-nascido, ele precisa de 12 ou até 16 horas de sono. Isso se dá muito porque, durante o tempo em que estamos dormindo, o nosso corpo precisa secretar o hormônio do crescimento, o GH. Então, em uma fase em que preciso crescer mais, eu também preciso dormir mais. Se eu durmo pouco nessa fase, eu também vou ter pouco crescimento, porque não vou conseguir liberar esse hormônio.
Minha Vida: E quais são os benefícios de ter esse sono reparador?
Dr. Murilo Picanço: Os benefícios são inúmeros, porque, quando você não tem um sono REM, surge o estresse, o mau humor, a irritabilidade e a falta de paciência - tudo o que pode ser evitado quando se tem um sono reparador. Ou seja, ele reduz o estresse, controla o apetite, rejuvenesce a pele e melhora o humor, a memória e o raciocínio, porque quando estamos dormindo liberamos várias substâncias reparadoras. A parte de melhorar o estresse é uma das mais importantes quando temos um sono de qualidade, porque durante o sono diminuímos a produção de cortisol e adrenalina, que são dois hormônios estimulantes.
Minha Vida: Quando você tem uma noite de sono longa e dorme mais de oito horas, mas mesmo assim acorda cansado, significa que você não entrou nesse sono reparador?
Dr. Murilo Picanço: Exatamente! Significa que você não entrou no REM, em que o nosso globo ocular fica em constante movimento giratório. Essa é uma das principais características de quem conseguiu entrar nessa fase do sono e também o fato de ter sonhos que parecem realidade. É quando você consegue ter esse sono mais profundo. Tanto que, se a pessoa está nesse período tendo um sonho, é muito difícil acordá-la. Só o estímulo auditivo não vai ser suficiente. Você vai ter que tocar nela, balançar e bater para que ela consiga acordar. E respondendo à pergunta: sim, o fato de acordar no outro dia cansado significa que não houve tempo suficiente de descanso, e por quaisquer motivos não se chegou à fase N3 do sono, passando grande parte da noite na N2.
Minha Vida: E o que pode ser feito para ter um sono de qualidade?
Dr. Murilo Picanço: Comer no mínimo 3 horas antes de deitar; não usar estímulos visuais na hora de dormir, ou seja, não ficar com o celular até o último segundo olhando alguma coisa; e estar em um ambiente confortável, que não tenha luminosidade, porque a glândula adrenal, responsável pela produção de cortisol, entende que se há luz é porque está de dia. Até mesmo aquela luz do ar condicionado pode fazer com que você não durma bem. O nosso ciclo circadiano, que é o que diz para o nosso corpo se está de dia ou de noite, se eu tenho que dormir ou acordar, se eu tenho que ter fome ou sede, ele é regrado pela luminosidade. Então, isso é muito importante mesmo.
Quer saber mais sobre as vantagens de dormir bem? Veja a live completa: