Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Você já ouviu falar em Mottainai? Essa é uma palavra japonesa que, ao ser traduzida para o português, significa “desperdício”. Mas seu significado vai muito além disso. Trata-se de uma verdadeira filosofia que visa combater todos os tipos de desperdício, desde alimentos até energia.
O Mottainai carrega um simbolismo vasto e complexo, mas repleto de benefícios, seja na vida pessoal, seja para o meio ambiente. Isso porque a filosofia tem um olhar cuidadoso por tudo o que está por trás daquilo que consumimos.
“Quando desperdiçamos ao deixar o alimento no prato, envolve um significado maior ainda, porque dentro de toda a cadeia, da plantação até ser servido, seja em um restaurante ou em nossas residências, a reflexão sobre o significado é muito mais profunda”, explica Sofia Nanka Kamatani, professora e empreendedora digital, autora dos livros “Mottainai Tenugui: O design criativo da sustentabilidade japonesa” (2021) e “Mottainai: Ecofuroshiki” (2020).
Saiba mais: 5 padrões negativos de comportamento que as pessoas insistem em repetir
Nesse pensamento, o alimento desperdiçado também significa o desperdício do tempo do agricultor para preparar e semear a terra, da colheita, da distribuição do alimento produzido e da comercialização.
"Ao chegar às nossas mesas, para consumir, segue a pergunta: quantas etapas foram envolvidas até o nosso consumo e até nós jogarmos fora um determinado alimento no lixo? E se continuarmos a nossa cadeia: enquanto inúmeras pessoas passam fome, o alimento que poderia suprir a necessidade de outro ser humano vai para o lixo? Esse sentimento traduz o significado e sentimento da palavra mottainai!”, exemplifica a professora.
Mas não para por aí. O conceito do Mottainai também pode ser observado nas relações entre as pessoas e com a natureza. “As pequenas atitudes, principalmente no pós-pandemia, devem ser evitadas, como o julgamento, a falta de empatia, a ganância, a falta de respeito pelo próximo”, acrescenta Sofia. “Essas atitudes devem ser evitadas para não desperdiçar uma energia de sentimento que não faz bem”, completa.
Como surgiu a filosofia do Mottainai?
A filosofia do Mottainai ganhou força no Japão em um contexto pós-guerras mundiais. “O Japão estava devastado, muitos sem casa, sem alimento, muitas mortes e as intempéries da natureza. Somente quem vivenciou pode traduzir o sentimento, a essência e o valor da palavra Mottainai enquanto ‘filosofia’”, afirma a professora.
A palavra “mottainai” tem origem budista e é um verdadeiro convite para a reflexão em torno da gratidão pelos aprendizados com os antepassados e com o respeito pela natureza. Isso porque é graças aos antepassados que cada família possui sua história de vida.
“O respeito pela natureza dos japoneses é uma atitude que devemos aprender e agradecer no nosso cotidiano. Antes de adentrar em uma floresta para cortar uma árvore, os japoneses oram e pedem permissão para o Deus da Natureza e, em seguida, agradecem, porque os japoneses valorizam a coexistência entre o ser humano e a natureza. Ou seja, um depende do outro”, explica Sofia.
Quais são os benefícios do Mottainai para o bem-estar e para o meio ambiente?
Por ser uma filosofia que combate, além do desperdício material, o de energia e das relações humanas, os benefícios são sentidos em diferentes áreas da vida. Inclusive, pode ser uma forma de maior consciência social e espiritual.
“O maior benefício de adotar a filosofia mottainai é aprender a ter consciência do ‘valor’ que está no nosso coração, onde pulsam todos os sentimentos, sejam bons ou ruins”, explica Sofia.
Leia mais: Gelotologia: a ciência que mostra por que rir é o melhor remédio
Já do ponto de vista ambiental, o Mottainai representa o cuidado com o planeta e mostra como as pequenas atitudes são importantes para a sobrevivência da natureza. “Tudo o que está acontecendo com o nosso planeta é decorrente das nossas atitudes diárias, que devem ser educadas desde cedo”, afirma.
Como praticar o Mottainai no dia a dia?
Apesar de seu significado complexo e profundo, o Mottainai é uma filosofia simples de ser aplicada no dia a dia. Afinal, basta mudar o que estiver ao seu alcance para evitar desperdícios, sejam materiais ou imateriais. “Comece por atitudes simples, despertar todos os dias e respirar com saúde é uma benção, portanto, agradeça. Agradeça pelo seu café da manhã, por sentir o cheirinho de café fresco, o sabor de uma fruta doce e saborosa. Deguste e sinta o sabor”, sugere Sofia.
Nesse mesmo sentido, abraçar um ente querido, visitar os pais ou ligar para eles para conversar também são pequenos passos para não desperdiçar aquela relação e nem o tempo que poderia ter com eles enquanto estão vivos. Por outro lado, atitudes práticas também são bem-vindas na filosofia.
Saiba mais: Estudo indica qual seria o segredo “simples” para ser mais feliz
“Separar o lixo, doar o que não usa mais, comprar somente o que é necessário e se perguntar se é realmente necessário comprar determinado produto. Cada um pode adotar a sua filosofia mottainai, que está ao seu alcance”, orienta a professora. “Por fim, o mottainai espiritual, que é ter os nossos momentos de paz interior, em silêncio. Sentir e ter consciência da nossa respiração desplugada de tudo e de todos. Curtir a nossa própria companhia e sorrir por dentro”, completa.
Por fim, mas não menos importante, o Mottainai também abrange os “4Rs”: Reduzir o desperdício; Reutilizar os recursos e objetos materiais; Reciclar o que for possível e Respeitar a natureza e o próximo.