Formado em Medicina e em Urologia pela Universidade de São Paulo, com formação complementar em Harvard e no Hospital Hen...
iRedatora de saúde, bem-estar e lifestyle, focada em dar dicas para uma vida mais equilibrada e saudável.
Na sociedade atual é muito comum debates acerca da menopausa e dos efeitos nas mulheres, como a diminuição da libido, insônia, irritabilidade, dentre outros sintomas. Porém, os homens também passam por situações parecidas, chamado de andropausa, conhecida como a menopausa masculina.
Desta forma, o debate sobre a menopausa masculina e os efeitos nos homens é igualmente importante, proporcionando mais informações e a quebra do tabu a respeito da andropausa. Leia a matéria abaixo e saiba como identificar os sintomas e como diminuir os efeitos no corpo.
Menopausa feminina e andropausa: Quais são as principais diferenças?
A menopausa feminina ocorre principalmente em mulheres entre 45 e 55 anos, ocasionado pela falência dos ovários, que deixam de produzir estrogênio e progesterona. Deste modo, o ciclo reprodutivo é finalizado, causando sintomas como irritabilidade, ondas de calor, ansiedade, insônia, suor excessivo e diminuição da libido.
Assim como a menopausa, a andropausa acontece principalmente em homens com idade média de 50 anos. Tais mudanças físicas e psicológicas ocorrem devido à diminuição da produção da testosterona, podendo causar sintomas parecidos com a da menopausa feminina.
Vale ressaltar que cada organismo tem suas especificidades e por isso, os sintomas podem aparecer em idades e de formas diferentes, mas ainda sim, é preciso ser valorizado e ter a devida importância.
Quais são os principais sintomas da andropausa?
O processo da andropausa é lento e por isso pode demorar para que os efeitos sejam notados. À medida que o corpo vai amadurecendo, a produção da testosterona diminui. Mas mesmo com os níveis mais baixos, ele ainda pode ser considerado normal.
Os sintomas variam de caso para caso, porém, homens que estão passando pela andropausa podem sentir cansaço excessivo, alterações no humor, diminuição da libido, ondas de calor, suor em excesso, insônia, perda de massa muscular, dificuldade na ereção, perda da memória de curto prazo, dentre outros efeitos.
Como a andropausa pode ser detectada?
Todo o processo da andropausa precisa ser acompanhado por médicos especializados como urologista e endocrinologista, demonstrando a importância das consultas de rotina. Com isso, eles irão pedir exames de sangue com especificações como: Testosterona total e livre, PSA, FSH e LH.
Existe tratamento para a andropausa?
Por se tratar principalmente de alterações hormonais no corpo masculino, a andropausa pode ser tratada através da reposição da testosterona, diminuindo os efeitos e possíveis complicações devido ao índice baixo do hormônio. Porém, todo o tratamento será guiado pelo urologista ou endocrinologista.
Mudanças de hábitos também podem ajudar diretamente no tratamento e auxiliando na diminuição dos sintomas. Assim, melhorar a alimentação, praticar atividades físicas, beber bastante água, evitar bebidas alcoólicas e cigarro são fundamentais.
Onde é possível encontrar especialistas para a andropausa?
Através do site da Omens é possível agendar consultas por vídeo chamada, chamada de voz e mensagem com especialistas que poderão ajudar no reconhecimento dos sintomas e auxiliar no tratamento adequado para a andropausa.
Clique aqui e seja direcionado para o site e encontre o especialista ideal para a sua rotina e estilo de vida.
Informação legal
Quem já chegou, diz que é a melhor fase da vida!