Graduada em medicina pela Universidade de Taubaté, com residência médica em Cirurgia Vascular pela Pontifícia Universida...
iMuita gente sequer ouviu falar em varizes pélvicas, já que essa é uma questão que afeta principalmente as mulheres e recebe pouco destaque na mídia e na sociedade. No entanto, é uma condição que pode gerar desconforto e até mesmo interferir negativamente na qualidade de vida das mulheres, especialmente durante a gravidez.
O que são as varizes pélvicas?
Varizes pélvicas são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem na região pélvica, afetando principalmente os vasos sanguíneos ao redor do útero, ovários e vagina. Elas podem surgir devido a fatores como hereditariedade, obesidade, sedentarismo e gravidez.
Um desafio adicional durante a gravidez
Durante a gravidez, o aumento do volume sanguíneo e a pressão exercida pelo útero em crescimento podem desencadear ou agravar as varizes pélvicas, onde os sintomas podem incluir dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual, inchaço e desconforto na região abdominal, pélvica e também nas pernas.
Como a gravidez é um período delicado, é necessário um cuidado específico e um diagnóstico correto para identificar e amenizar os sintomas durante a gestação. Portanto é fundamental um acompanhamento médico para avaliar a gravidade de cada caso e como tratar da forma correta.
Leia também: Mudanças no corpo na gravidez: entenda que acontece em cada fase
Tratamento: há diversas opções
Embolização: um dos tratamentos mais indicados atualmente consiste na obstrução das veias afetadas através da inserção de um cateter que bloqueia o fluxo sanguíneo para as varizes. Esse procedimento pode contribuir com uma aparência melhor e ajudar na diminuição dos sintomas.
Uso de meias de compressão: cada caso deve ser tratado de forma personalizada, mas é uma excelente opção para aliviar os sintomas, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo o inchaço.
Medicamentos: em alguns casos específicos, o médico pode indicar medicamentos específicos para aliviar a dor e a inflamação.
Mudanças no estilo de vida: adotar uma rotina de exercícios físicos, manter uma alimentação equilibrada, evitar o sedentarismo e cessar o tabagismo, podem ser grandes aliados no combate às dores das varizes.
Saiba mais: Cirurgia para varizes: indicações e principais técnicas utilizadas