Giovanna Zanini Rodrigues é graduada pela Universidade de Brasília em odontologia e pós graduanda em prótese pelo instit...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O abscesso na gengiva se trata de uma formação de pus que acontece devido a um processo infeccioso que ocorre na área. Se não for tratado rápido, ele pode causar uma série de complicações em todo o organismo e, em um pior cenário, colocar o paciente em uma situação de risco de morte.
De acordo com a dentista Giovanna Zanini Rodrigues, além de prevenir a infecção, mantendo a higienização e as visitas ao dentista em dia, é de suma importância identificar o motivo do acúmulo de pus na gengiva.
“Um abscesso pode ter diferentes origens, sendo elas periodontal, endodôntica e trauma. Ele se forma através de um processo infeccioso ligado a alguma dessas causas. Entender a origem correta é essencial para que o tratamento seja feito da melhor forma possível”.
Leia também: Gengiva Inflamada: veja as causas e como tratar
Quais são as principais causas de um abscesso na gengiva?
Giovanna esclarece que o abscesso ocorre quando a gengiva passa por condições que facilitam a entrada de bactérias que, consequentemente, geram o acúmulo de secreções purulentas (pus) na área. Dentre as causas comuns do abscesso na gengiva, ela lista:
- Traumas ou lesões causadas, como cortes ou danos por escovação
- Obstrução das glândulas de saliva
- Presença de cáries, que podem inflamar as polpas do dente
- Infecções causadas por má higiene bucal
- Complicações odontológicas, como extração de dente ou tratamento de canal
Leia também: Gengiva inchada: o que causa e como desinchar
Quais são os sintomas comuns de um abscesso na gengiva?
Dos sintomas principais sintomas de um abscesso na gengiva, incluem-se:
- Dor localizada ou latejante na gengiva
- Dificuldade e dor na mordida
- Inchaço na área afetada
- Vermelhidão
- Presença de pus
- Mau hálito
- Gosto ruim na boca — que ocorre devido às substâncias produzidas no processo inflamatório
- Febre e/ou mal-estar
Como um abscesso na gengiva é diagnosticado?
O diagnóstico de abscesso na gengiva pode ser feito, principalmente, através da observação dos sintomas. Dentistas também costumam utilizar algumas ferramentas como sondas e radiografias para avaliar o dano e entender a extensão da infecção.
Como eliminar o abscesso na gengiva?
O tratamento para um abscesso na gengiva vai depender da sua origem, ele pode ser feito por meio de um tratamento endodôntico dos dentes ou raspagem periodontal, por exemplo. Em paralelo, normalmente antibióticos e analgésicos costumam ser prescritos pelos dentistas, a fim de combater a infecção e aliviar os sintomas como dor e febre.
“Geralmente, é preciso observar o local afetado para checar se é possível fazer uma drenagem do abscesso na gengiva. O ideal, é drenar toda secreção purulenta sempre que der”, diz Giovanna Zanini.
Leia também: Gengiva sangrando: saiba o que pode ser e cuidados