Roseli Siqueira é a companhia que toda pessoa gostaria de ter. Formada na Faculdade de Belas Arte e há mais de 30 anos d...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
A massagem modeladora é uma técnica que usa movimentos firmes e profundos, para chegar às camadas mais profundas da pele, com o objetivo de melhorar a distribuição de nutrientes e oxigênio pelo corpo. Ela também diminui a retenção de líquidos e estimula a eliminação de toxinas, sendo indicada para reduzir medidas, diminuir a flacidez e aumentar a circulação sanguínea e o metabolismo.
"A massagem modeladora ajuda a definir o contorno do corpo e melhora a eutonia [equilíbrio do tônus], porque toda vez que tocamos e fazemos uma pressão entre ossos, músculos e pele, definimos o contorno e melhoramos o tônus da pele", explica a cosmetóloga e esteticista Roseli Siqueira.
Para somar, a técnica contribui para a melhora da autoestima e da qualidade de vida. Conheça, a seguir, os principais benefícios da massagem modeladora e para quem ela é indicada.
Benefícios da massagem modeladora
Os principais benefícios da massagem modeladora são:
- Estimular o sistema linfático
- Promover relaxamento
- Diminuir a tensão muscular
- Reduzir medidas
- Amenizar celulites
- Melhorar a circulação sanguínea
"Ela estimula o sistema linfático, melhora a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos, diminui a tensão muscular, promovendo um relaxamento no corpo e ainda pode ajudar na redução das medidas e na retenção de líquidos", aponta Roseli.
É importante aliar a técnica com uma rotina saudável, como uma alimentação balanceada e exercícios físicos regulares. Sozinha, a massagem não é suficiente para reduzir medidas.
Como a massagem modeladora é feita?
A massagem modeladora consiste em manobras intensas de amassamento, deslizamento, pinçamento e percussão, com ritmo constante e frequente de cinco minutos para cada movimento, em média. Normalmente, os movimentos se concentram nos quadris, nas costas, nos glúteos, nas coxas, nos braços e no abdômen, regiões em que é mais frequente a retenção de líquidos.
Durante a massagem, o profissional pode usar cremes ou óleos que ajudam a estimular o metabolismo e a potencializar os benefícios, como chá verde, cafeína e mentol, por exemplo.
Por ser feita com um pouco mais de pressão, a massagem pode causar calor e uma leve vermelhidão local, gerando desconforto, mas o paciente não sente dor. Se surgirem hematomas no local, é sinal que a técnica foi aplicada de forma inadequada, uma vez que as manchas roxas são sinal de má oxigenação da região.
Também é necessário destacar que apenas uma sessão, que normalmente tem duração de 30 a 40 minutos, pode não ser suficiente para apresentar resultados. Logo, é necessário manter uma regularidade entre as sessões, com frequência de uma a duas vezes por semana. Para pessoas mais ativas e que possuem uma alimentação equilibrada, a quantidade pode ser reduzida para uma sessão a cada 15 ou 20 dias.
A técnica também pode ser associada a outros tratamentos estéticos, recomendados pelo especialista, para alcançar melhores resultados, como a radiofrequência. Ela consiste no aumento da temperatura do local a ser tratado para favorecer a produção de colágeno e de elastina, sendo útil para eliminar gordura localizada e celulite.
Quando a massagem modeladora não é indicada?
A massagem modeladora é contraindicada nas seguintes situações:
- Gravidez
- Problemas cardíacos
- Osteoporose
- Lesões na pele
- Pressão alta
- Varizes
Antes de decidir pela massagem modeladora, é fundamental passar por uma análise com um profissional, como um fisioterapeuta especialista em dermato funcional ou esteticista, para avaliar o histórico médico. Isso ajuda a evitar possíveis complicações que podem ocorrer durante a sessão, como é o caso de pessoas com as condições de saúde apontadas acima.