Fisioterapeuta dermatofuncional e pélvica, é graduada em fisioterapia pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduada em...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
As queixas de dor na relação sexual em algumas posições são relatos constantes nos consultórios médicos, feitas em maior parte por mulheres. Alguns pacientes podem adiar e até mesmo ignorar a busca por ajuda médica por sentirem vergonha de abordar o tema com um especialista. O sintoma não é algo que deve ser considerado normal e, por isso, é importante investigar a origem da dor para evitar maiores complicações.
Entenda porque a dor na relação sexual acontece em algumas posições e quais causas podem estar por trás do desconforto.
Porque ocorre dor na relação sexual em algumas posições?
O problema pode ocorrer por diferentes fatores, como:
Escolha de uma posição desconfortável
A fisioterapeuta pélvica Marisa Marin explica que algumas posições, como as de quatro apoios, podem causar mais desconforto durante o ato. “Dependendo da forma que o pênis entra no canal vaginal, ele pode acabar batendo no fundo do canal vaginal ou do colo do útero e causar um desconforto, às vezes até uma certa lesão de colo de útero”.
Saiba mais: 10 mudanças do corpo da mulher durante o sexo
Falta de lubrificação
A falta de lubrificação vaginal pode provocar incômodo durante a penetração e levar à queixa de dor. A condição pode ocorrer por pouca excitação sexual, como consequência da menopausa, do período pós-parto, durante a amamentação ou pelo uso de pílulas anticoncepcionais.
Vaginismo
Segundo a ginecologista e obstetra Roberta Simonaggio, a dor na relação pode ocorrer devido ao vaginismo, condição onde a musculatura na entrada da vagina se contrai involuntariamente. Essa contração torna a penetração inviável, o que resulta na dor durante a relação.
Endometriose
Um dos sintomas da endometriose é a dor na relação sexual com penetração, explica a Simonaggio. Isso porque durante o sexo ocorre um alongamento vaginal dos tecidos doentes, o que acaba provocando dores.
Miomas uterinos
Miomas de grandes proporções podem causar dor durante a relação. Isso ocorre porque o mioma pode causar o aumento do volume do utero, o que comprime outros órgãos pélvicos e resulta no desconforto durante o sexo.
Infecções genitais
A dor na relação sexual também pode ser indicativo de infecções vaginais, como herpes genital e candidíase vaginal. As condições provocam ardência e desconforto devido a uma inflamação que ocorre na região pélvica.
Fatores emocionais
Questões emocionais como traumas, ansiedade e medo podem influenciar na excitação durante o sexo, provocando a falta de lubrificação vaginal. Com isso, o atrito durante a penetração é maior, o que causa o desconforto e dor na relação.
Saiba mais: 7 jeitos de evitar desconforto e dor durante o sexo
Quando buscar ajuda médica?
A fisioterapeuta pélvica orienta que os pacientes busquem orientação médica assim que notarem a presença e constância da dor nas relações sexuais. “A gente vai avaliar melhor esse canal vaginal e perceber se tem pontos de aderência, de tensão, se passou por algum procedimento cirúrgico onde tem ali alguma fibrose do processo de cicatrização da cirurgia. Enfim, são muitas variáveis”, explica.