Personal trainer da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e criador do método Performance+. Com o objetivo de cuidar...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Ter uma rotina focada em alimentação balanceada e, principalmente, em atividades físicas regulares, é essencial para manter a saúde física e mental em dia, e na terceira idade esse cuidado deve ser redobrado.
Matheus Vianna, personal trainer da equipe do Instituto Nutrindo Ideais, explica que pessoas idosas têm muito a ganhar adotando exercícios físicos no dia a dia e não devem ter medo de começar.
“De início, o recomendado é ter orientação de um profissional de educação física e de um médico para realizar avaliações físicas, exames médicos periódicos e receber os exercícios físicos indicados”.
Estudo mostra o que muitos idosos não sabem sobre exercícios
Um estudo publicado pelo jornal JAMA Network Open pode ser um incentivo para pessoas da terceira idade começarem ou mesmo manterem as atividades regulares. O estudo descobriu algo que muitos idosos não sabem sobre exercícios físicos!
A pesquisa revelou que os idosos que puderam compartilhar e conversar com outros idosos (pares) sobre sua rotina de exercícios conseguiram aumentar e manter o nível de atividade física, diferentemente daqueles que focam apenas na automotivação e no estabelecimento de metas.
Ou seja, além da prática do exercício em si e da conquista de objetivos, como melhor mobilidade e flexibilidade, a socialização com pessoas durante os exercícios é um motivador bastante importante.
Leia também: Vitamina D para idosos: entenda a importância e quando suplementar
Quais os benefícios dos exercícios para os idosos?
A prática regular de exercícios físicos é recomendada para pessoas de todas as idades. O que muitos idosos não sabem é que os treinos regulares são fundamentais para estimular funções que são reduzidas ao avançar da idade, como a função arterial, o fortalecimento dos músculos e a capacidade cardiorrespiratória.
Assim sendo, para idosos, o exercício físico pode oferecer uma série de benefícios, como:
- Melhora da coordenação motora
- Aumento da resistência muscular
- Prevenção de doenças ósseas, como a osteoporose
- Melhora da memória e da concentração
- Aumento da agilidade e da flexibilidade
- Fortalecimento das articulações
- Controle de transtornos mentais, como ansiedade e depressão
- Prevenção de doenças cardiovasculares, como AVC e infarto
Leia também: Estudo sugere a melhor combinação de exercícios físicos para reduzir o risco de morte
Quais as atividades mais recomendadas para idosos?
De acordo com Matheus Vianna, os exercícios físicos mais recomendados para idosos são os de treinamento de força e os aeróbicos.
“O treinamento de força é capaz de evitar doenças como osteopenia e osteoporose, além de fortalecer a musculatura. Também é capaz de prevenir diversos tipos de demência. Ainda vale acrescentar a importância do treinamento aeróbico para melhora da capacidade cardiovascular, da função arterial e da disposição”.
Exercícios de força mais recomendados para idosos
- Desenvolvimento com halteres
- Leg press horizontal
- Prancha isométrica
- Supino
- Rosca direta
- Agachamento com cadeira
- Flexão de joelhos
- Panturrilha em pé
- Abdominal reto
Exercícios aeróbicos mais recomendados para idosos:
- Hidroginástica
- Alongamento
- Pilates
- Dança
- Natação
- Ciclismo
Não comece nenhum desses exercícios sem orientação de um profissional da saúde.
Leia também: Pilates: o que é, para que serve, exercícios e benefícios
O idoso pode começar a treinar sem orientação médica?
O personal explica que a prática de exercícios físicos feitos sem análise profissional prévia pode ser perigoso para idosos. Segundo ele, antes de qualquer atividade, seja ela aeróbica ou de força, é preciso realizar uma bateria de testes e avaliações para entender como se encontra o estado físico de saúde da pessoa.
“A importância do profissional é fundamental para justificar o início de tudo e saber por onde começar, entendendo as reais necessidades, fragilidades e facilidades, com isso, o monitoramento e melhora do aluno ou paciente fica muito mais fácil, rápido e com mais segurança”, finaliza o especialista.
Saiba mais: Condicionamento físico: o que significa e como melhorar
Referências
K. MCMAHON, Siobhan. JAMA Network Open. Effect of Intrapersonal and Interpersonal Behavior Change Strategies on Physical Activity Among Older Adults, [s. l.], 29 jan. 2024.