Título de especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metab...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O suor é uma reação natural que ajuda a regular a temperatura do corpo e ajuda a proteger os órgãos. No entanto, o fenômeno também pode demonstrar que algo não está correto com a sua saúde, já que a sudorese pode estar associada a alterações hormonais e outras condições. Entenda quais doenças podem estar relacionadas ao suor e quando buscar ajuda médica.
O que o suor pode indicar?
De acordo com a endocrinologia Elaine Dias JK, o suor, principalmente se produzido em excesso – processo chamado de hiperidrose – pode ser desencadeado por:
1. Hipertireoidismo
O hipertireoidismo ocorre devido ao funcionamento anormal da tireoide, glândula que produz hormônios importantes como T3 e T4. Nesses casos, o suor se manifesta associado a outros sintomas como perda de peso, mudanças no ciclo menstrual e palpitações.
Saiba mais: 5 sinais que a pele dá quando seus hormônios estão desregulados
2. Síndrome de Cushing
A síndrome de Cushing se caracteriza pela alta concentração de cortisol no organismo, que pode ocorrer devido a presença de tumor na hipófise ou uso excessivo de medicamentos corticoides. Além dos episódios de suor, a doença se manifesta com ganho de peso, acne, fadiga, entre outros sintomas.
3. Menopausa
A menopausa ocorre quando os ovários param de produzir hormônios essenciais para o funcionamento da vida reprodutiva, causando o fim do ciclo menstrual. Entre os sintomas mais comuns dessa fase estão os fogachos, ondas de calor que acabam causando episódios de sudorese.
4. Síndrome de ovário policístico
A síndrome de ovário policístico se caracteriza pelo desenvolvimento de cistos nos ovários de pacientes em idade reprodutiva. Normalmente, ocorre devido a disfunções hormonais, que também provocam sintomas como menstruação irregular e infertilidade.
5. Ansiedade
A ansiedade é um transtorno psicológico que se manifesta pelo sentimento de preocupação e angústia excessiva. A condição pode provocar sintomas físicos e mentais – entre eles a sudorese – como respiração ofegante, tremores, boca seca, nervosismo e irritabilidade.
Saiba mais: Ausência de suor: o que é, causas e tratamentos
Quando buscar ajuda médica?
De acordo com a especialista, é importante que o paciente busque ajuda médica ao notar que a sudorese ocorre de forma espontânea, ou seja, sem a realização de atividades físicas ou contato com altas temperaturas. Com auxílio médico é possível investigar qual a causa do fenômeno e receber o tratamento adequado.