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Nos relacionamentos existem várias formas de comunicação: os estilos passivo, agressivo, passivo-agressivo e assertivo. Idealmente, todos seríamos capazes de comunicar de forma assertiva em todas as áreas das nossas vidas, como no trabalho ou com o nosso parceiro, mas nem sempre é assim. Um dos mais perigosos é o estilo de comunicação passivo-agressivo, que pode prejudicar seriamente um relacionamento.
Quando falamos sobre comportamentos passivo-agressivos, falamos sobre uma forma de expressar sentimentos negativos indiretamente, em vez de abordá-los abertamente. Há uma desconexão entre o que a pessoa que apresenta comportamento passivo-agressivo diz e o que ela faz.
Um dos exemplos de comunicação passiva-agressiva mais comuns, é quando alguém te pergunta “o que há de errado” e você responde “nada”, embora não pareça estar bem. O que você disse e o que realmente acontece não coincidem. Você está feliz com a outra pessoa, mas isso não está claro.
Embora possa parecer inofensivo, o estilo passivo-agressivo é uma forma de manipulação. E esse tipo de comportamento, ao invés de resolver o atrito, o que faz é gerar desconforto e rejeição na outra pessoa.
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Como impedir o comportamento passivo-agressivo de outra pessoa com apenas uma frase
A forma de neutralizar esse tipo de comportamento é com ações contrárias ao que percebemos da pessoa passivo-agressiva, sendo rápido e comunicando-se diretamente, sem ficar com raiva ou na defensiva. A primeira coisa é encontrar um ambiente privado para conversar, para que você se sinta confortável. Se estivermos em casa com a família, pode ser numa divisão onde só estão presentes os envolvidos, ou se for no trabalho, numa divisão onde não há pessoas.
Quando estiver sozinho, verifique sua linguagem corporal e certifique-se de estar relaxado. Queremos transmitir que nos preocupamos com a outra pessoa e se parecermos rígidos (com os ombros levantados, os punhos cerrados ou os braços cruzados), estamos dando um sinal errado.
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E agora vem a grande questão: “Você pode me dizer o que está te incomodando?”
Essa pergunta é tão importante quanto ouvir o que vem a seguir. Ao se sentir em um lugar seguro, provavelmente, a pessoa lhe contará o que a incomodou. Se fosse algo que poderíamos ter feito ou dito, mesmo que não entendamos, o mais natural é que, se tivermos responsabilidade emocional, assumimos que fizemos algo que incomodou a outra pessoa (mesmo que tenha sido sem má intenção) e pedimos desculpas a ela.
O objetivo não é estar certo ou vencer, ou provar que a outra pessoa está errada. Queremos apenas restaurar um espaço de conversa seguro onde possamos falar honestamente sobre o que está acontecendo.
Se você é uma pessoa passivo-agressiva, precisa saber: a pessoa à sua frente não tem bola de cristal. Ela não saberá o que está acontecendo, se você não contar. Ela quer resolver tudo. Deixe-se ajudar e fale com honestidade porque conversar e comunicar é a única forma de resolver um conflito, seja a dois ou em qualquer outro relacionamento.