Saber se relacionar é uma arte que pode ser sempre aprimorada. Para ajudar no seu dia-a-dia a entender atitudes ou situa...
iO brasileiro tem sangue latino correndo nas veias, é mais acolhedor do que outros povos, além de se identificar com os esportistas, adotando-os. Sendo o atleta o seu único representante na competição, seja na Copa ou nas Olimpíadas, e por saber que o Brasil não subsidia o esporte como deveria, os brasileiros tendem a adotá-los na tentativa de compensar a falta de patrocínio e condições suficientes para competirem igualmente com os outros países.
Diferente dos americanos e ingleses, por exemplo, que possuem um histórico de guerra e, em razão disso se tornaram mais dominadores de seu território, portanto, mais patriotas, nosso País é formado por pessoas lutadoras, que têm muita fé em si e nos outros. Nós, brasileiros, acreditamos que tudo pode dar certo.
A desigualdade social também é um chamariz para a torcida unânime. O brasileiro se sente realizado quando vê seu país ganhador, transferindo sua satisfação pessoal.
Durante a Copa do Mundo é muito comum ver pessoas em bares ou em reuniões familiares. Isso mostra que nessas ocasiões elas aproveitam para criar vínculos sociais, ou seja, aproveitam a data para rever amigos, passar momentos agradáveis. É fato que a copa se tornou um evento cultural para o País. Um pretexto para firmar e fazer amizades.
Por que Airton Senna sempre foi o queridinho do Brasil?
Ao contrário de outros esportistas, principalmente vindos do futebol e que possuem origem mais humilde, o piloto de Fórmula 1 nasceu em família abastada, mas sempre foi um representante muito querido entre a grande maioria da população. Acredito que o piloto fazia sucesso devido à credibilidade que transmitia em suas competições.
Aprendemos a confiar em sua habilidade como esportista, pois sabíamos que, na maioria das vezes, ele ganharia e nos representaria muito bem lá fora.
A nação se identificava com Senna, pois como muitos brasileiros, ele era batalhador, guerreiro e possuía muita força de vontade.
Como explicar a união das torcidas?
Quando falamos em grandes torcidas, podemos dar como exemplo os corintianos. Às vezes, pelo bem do time e, às vezes, em atuações que vão contra valores da sociedade.
O que explica a união de time que passa por dificuldades? A torcida exacerbada envolve aspectos emocionais e pessoais que estão embutidos nos conceitos de luta por um ideal, valores da classe social que eles representam e também são transmitidos pela da família, ou seja, que passa de pai para filho.
O Brasil representa o futebol, por isso essa força e união das torcidas mesmo em épocas de problemas.
Aproveite essas ocasiões em benefícios próprios:
- Aproveitar essas épocas em que o esporte está em evidencia para inspirações de conquistas próprias;
- Durante esse período as pessoas ficam mais acessíveis para fazer amizade;
- Seguir exemplo de determinação dos atletas;
- Aprender a controlar emoções durante as competições;
- Aprender a superar os erros;
- Levar a vida saudável como a dos atletas e praticar esportes.
Alexandre Bez é psicólogo especialista em relacionamentos, ansiedade e síndrome do pânico
Para mais informações, entre em contato: Tel: (11) 8588-8007