Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Há quem pense que está com um bom parceiro. O ruim é que tem momentos em que nem tudo que reluz é ouro, os relacionamentos podem ser complicados e nem sempre é fácil saber se você está com alguém que é realmente uma boa pessoa. A psicologia sugere que o caráter, os valores e como ele trata você são a chave. Confira a seguir os 9 comportamentos comuns de uma pessoa boa.
Leia também: Para começar um novo relacionamento depois dos 40, você deve seguir as 5 dicas desta terapeuta
1 - Não tem medo de pedir desculpas
Quem nunca errou na vida que atire a primeira pedra. Todos, absolutamente todos, cometem erros, e um comportamento padrão de alguém com boa inteligência emocional é o que ela faz quando descobre que cometeu um erro: pede perdão.
Uma boa pessoa é capaz de reconhecer seus erros, assumir a responsabilidade por eles e pedir desculpas sinceramente. Conforme a palestrante Cherie Carter-Scott, “a raiva torna você menor, enquanto o perdão força você a crescer além de quem você era”.
2 - Valoriza sua perspectiva e não julga você
Pense em como seu parceiro interage quando você fala. Além de concordar quando ouve você, uma boa pessoa escuta ativamente e responde aos seus sentimentos e ideias de maneira atenciosa. Ele respeita suas opiniões, mesmo que não concorde com elas, porque entende que sua perspectiva é tão válida quanto a dele e usa a empatia para se conectar com você.
O psicólogo Marshall Rosenberg afirmou que “cada crítica, julgamento, diagnóstico e atitude de raiva é a expressão trágica de uma necessidade não atendida”. Quando evitamos o julgamento e nos preocupamos com a perspectiva uns dos outros, somos capazes de criar uma conexão mais sincera na qual todos podemos nos expressar livremente e sem medo.
Leia também: Esses pequenos hábitos diários podem melhorar sua confiança e autoestima sem você perceber
3 - Ele é gentil em qualquer situação
A psicologia positiva estudou extensivamente o impacto da bondade nos outros e como ela afeta o nosso bem-estar. Além disso, ser gentil influencia diretamente a nossa felicidade. E também do nosso parceiro. Exercer a gentileza constrói laços e promove a conexão emociona. Num casal, a gentileza é um elemento importante que reforça o vínculo criado.
No entanto, se você está com uma pessoa que só é gentil quando os outros olham para ela, algo está errado. Alguém que é genuinamente uma boa pessoa é sempre gentil, independente do momento.
4 - Tem empatia
A empatia tem a ver com a capacidade que temos de compreender os sentimentos e emoções das outras pessoas. Isto não significa que tenhamos que concordar com eles ou pensar o mesmo. A empatia é essencial para cultivar relacionamentos saudáveis.
5 - Estar com essa pessoa não impede você de ser independente
Pode parecer óbvio, mas não é tão óbvio. Para que um relacionamento seja saudável e sustentável ao longo do tempo, você e seu parceiro devem manter espaço para sua individualidade.
É como se existisse um espaço seu, outro seu e outro dele. Por mais coisas que tenham em comum, cada membro do casal é uma pessoa diferente e tem a sua história, o seu carácter, as suas nuances de interesses, valores, aspirações e, logicamente, uma família de origem com funcionamento e realidade particulares.
Um bom parceiro entende que existe espaço individual e o respeita, incentivando você a explorá-lo de forma independente.
6 - Tem responsabilidade emocional
Ter consciência de que as relações e, principalmente, os vínculos que nelas se criam são constituídos por várias pessoas, não apenas por nós mesmos, e que todas as pessoas envolvidas têm sentimentos e necessidades.
Uma boa pessoa sempre tem responsabilidade emocional não só com você, mas também com seus amigos, com seus colegas de trabalho e com sua família. Observar como ele se comporta com o resto das pessoas ao seu redor é uma boa maneira de ver quem ele realmente é.
Leia também: O que significa quando uma pessoa dorme rápido quando está ao seu lado, segundo psicólogas
7 - Apoia o seu desenvolvimento pessoal
A frase “Estou orgulhoso do que você conquistou” é uma das mais lindas. Com falas como esta, o parceiro não só que te valoriza, mas também que vê quem você é, que conhece seus objetivos e que te apoia. Ele aplaude seus sucessos e te apoia nas dificuldades sem se sentir ameaçado pelo meu caminho, mas feliz em compartilhá-lo com você.
8 - Se comunica de forma eficaz
Se alguém expressa suas necessidades, desejos e preocupações em relação a você e faz questão de ouvir ativamente as suas, sabe que a comunicação é vital em um relacionamento. Para fazer isso de forma eficaz, é preciso usar palavras claras, respeitosas e honestas, sem recorrer à hostilidade, mesmo em uma conversa complicada.
As pessoas boas falam com calma, mesmo quando estão magoadas, porque sabem que não se trata de vencer uma discussão, mas de fortalecer o relacionamento.
9 - Não tem medo de ser vulnerável
O pesquisador Brené Brown afirma que “a vulnerabilidade é o berço do amor, do pertencimento, da alegria, da coragem, da empatia e da criatividade. É a fonte de esperança, empatia, responsabilidade e autenticidade”. Se o seu parceiro se permite ser vulnerável com você, é porque ele confia em você e valoriza a sua intimidade emocional. E isso aumenta sua conexão.
Leia também: Para evitar a tristeza e aumentar a felicidade, você deve aderir a esses 10 hábitos, segundo psicóloga